Topo

Filme sobre protesto antirracista com atriz de Pantera Negra ganha trailer

Letitia Wright em cena de "Mangrove", da antologia "Small Axe" - Reprodução
Letitia Wright em cena de 'Mangrove', da antologia 'Small Axe' Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/08/2020 09h56

Letitia Wright, a Shuri de "Pantera Negra", lidera um grupo de ativistas que protestam contra o racismo policial no primeiro trailer de "Mangrove", novo filme de Steve McQueen ("12 Anos de Escravidão"), inspirado em uma história real.

O longa faz parte da antologia "Small Axe", composta de quatro outros longas dirigidos por McQueen, que aborda a questão do racismo no Reino Unido por ângulos diferentes.

A antologia será distribuída pela BBC e pela Amazon — sem confirmação de transmissão no Brasil. A data de estreia ainda não foi marcada.

Na vida real

"Mangrove", especificamente, faz uma crônica dos protestos antirracistas que uniram comunidades díspares em Londres em agosto de 1970.

Naquele mês, ativistas negros, de origem indiana e sul-asiática marcharam juntos em direção a delegacias de polícia, denunciando a brutalidade dos oficiais contra as comunidades não-brancas britânicas.

Nove dos líderes ativistas acabaram presos, incluindo os três sócios do restaurante Mangrove, cuja invasão pela polícia foi o estopim para os protestos.

Três dos líderes ativistas que foram presos após os protestos de Mangrove, em 1970: da esq. para a dir., Roy Hemmings, Jean Cabussel e Frank Critchlow - Getty Images - Getty Images
Três dos líderes ativistas que foram presos após os protestos de Mangrove, em 1970: da esq. para a dir., Roy Hemmings, Jean Cabussel e Frank Critchlow
Imagem: Getty Images