Topo

Funkeira MC Atrevida morre após passar por cirurgia estética no Rio

Funkeira Fernanda Rodrigues, conhecida como MC Atrevida, morre após cirurgia estética - Reprodução/Facebook
Funkeira Fernanda Rodrigues, conhecida como MC Atrevida, morre após cirurgia estética Imagem: Reprodução/Facebook

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

30/07/2020 10h29Atualizada em 30/07/2020 17h24

A funkeira Fernanda Rodrigues, conhecida como MC Atrevida, 43, morreu 11 dias após passar por um procedimento cirúrgico em uma clínica de estética em Vila Isabel, na zona norte do Rio. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

De acordo com os amigos da cantora, ela se submeteu a uma hidrolipo com enxerto, que consiste na transferência de gordura de uma parte do corpo para outra. No caso da funkeira, o excesso de gordura foi retirado das costas e aplicado no bumbum. A cirurgia foi realizada na clínica Rainha das Plásticas.

Fernanda Rocha, 29, amiga da cantora, disse que MC Atrevida recebeu alta no mesmo dia do procedimento e sentiu fortes dores nas costas. Ela explicou que a amiga não procurou atendimento médico antes, pois ao entrar em contato com a clínica, foi informada que as dores eram normais.

Próximo da data de internação, vários nódulos apareceram no corpo da cantora, o que a fez procurar uma unidade hospitalar. De acordo com Fernanda, os médicos chegaram a aplicar morfina para minimizar a dor da paciente, mas que a droga não chegou a fazer efeito. Ela disse ainda que a MC morreu por infecção generalizada.

Lá no hospital disseram que ela deveria ter procurado atendimento médico antes e que foram misturadas substâncias na gordura dela que foi colocada no bumbum. Eles poderiam ter tentando drenar essa substância, mas não deu tempo. De madrugada o rim parou e uma hora depois veio a informação que ela não resistiu
Fernanda Rocha, amiga de MC Atrevida

De acordo ainda com Fernanda, a responsável pela clínica Rainha das Plásticas foi procurada pela família e informada da morte.

O que você quer que faça?
Teria respondido a mulher da clínica a familiares, segundo relato de amiga de MC Atrevida

Dona de clínica se diz tranquila

Em uma live nas redes sociais, a empresária Wania Tavares, dona da clínica, negou a informação de Fernanda Rocha que houve uma mistura de substâncias durante o procedimento.

A gente não coloca nenhuma mistura no bumbum de ninguém. Pelo que entendi, quando foi colocada a gordura, já tinha algo que misturou lá e deu problema. Quem tem algo no bumbum não pode mexer, isso é uma bomba
Wania Tavares, dona da clínica Rainha das Plásticas

Porém, em seguida, a empresária afirmou não ter provas que a cliente tinha feito um procedimento anterior em que tivesse aplicado outras substâncias.

Não estou falando que tem ou não tem. Não tenho laudo. Eu estou com a minha consciência super tranquila quanto ao procedimento, que foi feito corretamente
Wania Tavares, dona da clínica Rainha das Plásticas

Nas redes sociais, amigos de MC Atrevida fizeram críticas a clínica e defenderam a punição aos responsáveis.

Mal sabia que seus sonhos seriam interrompidos pela mesma
Talita Betania, amiga de MC Atrevida, em post nas redes sociais

MC Atrevida era conhecida na Ilha do Governador, na zona norte do Rio, onde morava.

Após passar dias com dores, a funkeira foi levada para o Hospital Municipal Evandro Freire. A Secretaria de Saúde informou que a paciente deu entrada na emergência em 26 de julho com fortes dores.

A paciente foi encaminhada para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em estado grave, mas morreu no dia seguinte
Secretaria da Saúde do Rio de Janeiro, em nota oficial

De acordo com a Polícia Civil, as investigações estão em andamento. "Familiares estão sendo intimados a depor e os agentes realizam diligências para apurar a causa da morte", explicou a corporação. A delegacia de Vila Isabel, bairro onde fica a clínica, é a responsável pela apuração do caso.

Quadro poderia ser revertido, diz médico

O diretor regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Bruno Herkenhoff, afirmou que o quadro de saúde de MC Atrevida poderia ser revertido, caso ela fosse orientada a procurar atendimento médico.

É possível reverter com a drenagem da substância e medicação de antibiótico intravenoso, desde que o atendimento seja precoce
Bruno Herkenhoff, diretor regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

O cirurgião explicou ainda que os nódulos que apareceram no corpo da cantora caracterizam o processo de infecção. Segundo o médico, pode ter ocorrido contaminação durante o procedimento.

Pode ter ocorrido contaminação da gordura, o que acabou desenvolvendo a infecção. Outra opção é que tenham feito o enxerto e injetado silicone líquido, ou outra substância, ou outro gel nela
Bruno Herkenhoff

De acordo com ele, os pacientes devem procurar cirurgiões plásticos habilitados e que os procedimentos ocorram em centro cirúrgicos dentro de hospitais. As intervenções deste tipo são consideradas seguras e amplamente feitas no mundo todo, desde que sejam feitas por um cirurgião habilitado, e que sejam realizados todos os exames de avaliação de riscos, incluindo consulta com cardiologista.

O nome do médico que irá fazer a cirurgia pode ser consultado no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Observamos que quase 100% dos casos de acidentes graves e mortes em decorrência de procedimento estético estão associados a clínicas clandestinas e/ou caseiras; e a profissionais não habilitados para a realização do mesmo
Bruno Herkenhoff