Topo

Zambelli usa música de Tom Zé e Wisnik em vídeo; artistas falam em processo

Deputada Zambelli disse para O Globo que o uso de um trecho da música não desrespeita a Lei dos Direitos Autorais - Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Deputada Zambelli disse para O Globo que o uso de um trecho da música não desrespeita a Lei dos Direitos Autorais Imagem: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

25/07/2020 16h04Atualizada em 26/07/2020 11h14

Um vídeo da deputada Carla Zambelli (PSL-SP) exaltando supostas ações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Nordeste do Brasil usou a música "Xiquexique", composta por Tom Zé e José Miguel Wisnik para o Grupo Corpo, sem autorização.

É o que acusa a companhia de dança, que falou ao UOL sobre o caso, prometendo "tomar medidas legais" contra a deputada.

Siga o UOL no

Repudiamos a falta de respeito com os autores da música e com o Grupo Corpo, proprietário do fonograma."
- Grupo Corpo sobre uso de "Xiquexique" em vídeo de Zambelli

Ao jornal O Globo, Wisnik também expressou repúdio ao uso da música no vídeo. Ele disse que "não tem nada a ver" com qualquer campanha política e que "não aceita" que sua música, que foi composta para um espetáculo do Corpo, seja usada desta forma.

É uma música que exalta a cultura popular nordestina, para cima. Mas ela é nossa, de quem a fez com este fim. Essa alegria não está à disposição para uso político e, já, eleitoral."
- José Miguel Wisnik sobre o caso

O UOL tentou contato, mas não recebeu resposta da deputada Carla Zambelli ou sua assessoria. Para O Globo, ela afirmou entender que o uso de apenas um trecho da música não desrespeitava a Lei dos Direitos Autorais.