Topo

Rolling Stones lançam canção 'perdida' com Jimmy Page; ouça 'Scarlet'

Mick Jagger e Keith Richards, dos Rolling Stones - Reprodução/Instagram
Mick Jagger e Keith Richards, dos Rolling Stones Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

22/07/2020 08h47

Rolling Stones e Led Zeppelin juntos e shallow now. Ou quase isso. É assim com um tesouro perdido em forma de música chamado "Scarlet", lançado hoje pelos Stones, com participação do guitarrista Jimmy Page.

Quem curte rock sabe que uma ligação desses dois dinossauros ingleses é capaz de abalar as placas tectônicas. Sente só:

A faixa tem aquela pegada blueseira dos Rolling Stones, tem o gingado de Mick Jagger no microfone, mas também riffs que são a cara de Jimmy Page e o Led Zeppelin. Inconfundível.

Quem nos transporta pra década de 1970, mais precisamente outubro de 1974, é o guitarrista Keith Richards:

Nós chegamos em um estúdio no fim de um ensaio do Zeppelin. Eles estavam caindo fora e nós éramos os próximos na agenda. Eu acho que o Jimmy que decidiu ficar"

Mas calma lá. Não foi bem assim...

Vocês conhecem o Keith. A memória dele não é daquelas. Segundo Page, a coisa foi diferente:

Fui convidado para um ensaio na casa do [guitarrista] Ronnie Wood em outubro de 1974. Me falaram que o Keith estaria lá, então era uma boa oportunidade para rever amigos. Keith começou a música e eu tentei moldar um riff que se ligasse no arranjo. E começou a encaixar rápido com aqueles músicos. Foi ótimo trabalhar com Keith. A faixa é grandiosa e sólida, estou feliz que eles escolheram lançá-la como uma raridade"

"Scarlet" só veio a público agora, porque os Stones estão relançando o disco "Goats Head Soup", de 1973, com vários bônus.

A gente não ia usar 'Scarlet' como uma faixa. Foi tipo uma demo, sabe, para sentirmos como era. Mas, com uma banda dessas [com Page], é melhor usá-la"

Mick Jagger canta: "Scarlet, por que você está rasgando meu coração em pedaços? não é para ser assim". O vocalista se lembra do encontro como "um ensaio grandioso" e endossa a versão de Page de como tudo rolou.

Ah, vale lembrar que o Page tocou outra música dos Stones, no solo de "One Hit (To the Body), do disco "Dirty Work", de 1986:

Os Stones já vem lançando outras inéditas do relançamento de "Goats Head Soup", como a faixa "Criss Cross", e o pacote completo, com dez bônus chega para os fãs em 4 de setembro.

Segura a ansiedade!