Topo

'Cursed': Katherine Langford protagoniza nova versão da lenda do rei Arthur

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

17/07/2020 04h00Atualizada em 17/07/2020 18h14

A essa altura, você já deve estar cansado de saber a lenda de Arthur, o rei britânico que empunhava a espada mágica chamada Excalibur e recebia conselhos do mago Merlin. O que você (provavelmente) não conhece é o papel de Nimue, a Dama do Lago, nessa história —e é justamente ela que está no centro de "Cursed", que estreia hoje na Netflix.

A série foi criada por Frank Miller e Tom Wheeler, que também assinam a HQ de mesmo nome em que ela foi baseada. Já o papel da protagonista ficou com Katherine Langford, a Hannah de "13 Reasons Why". O UOL conversou com eles e com os atores Gustaf Skarsgard, Devon Terrell e Daniel Sharman, e todos garantem: essa não é a mesma história que você já viu tantas vezes.\

Confira a entrevista no vídeo acima ou no texto a seguir.

A Dama do Lago

A Nimue da série não é uma "dama" no sentido convencional da palavra. Ela é uma jovem que tem poderes e, por isso, é hostilizada dentro de sua comunidade. Parte dos feéricos, um povo perseguido por forças da Igreja, ela é incumbida pela mãe de levar a Excalibur a Merlin, o que dá início a uma jornada perigosa.

Katherine ficou empolgada de mostrar a história de uma personagem que quase sempre é esquecida nas lendas (e nas suas adaptações para o cinema e a TV).

Você nunca vê as histórias das mulheres dentro dessa fábula. Acho isso uma loucura, porque essas histórias existem há muito tempo, mas não sabemos nada sobre elas. Então, jogar essa lente sobre Nimue e quem ela estava destinada a ser, essa personagem tão poderosa no centro dessa lenda, é algo completamente inovador.

Foi um desejo semelhante que moveu Tom Wheeler a querer escrever uma história com Nimue como protagonista. Ele queria criar uma história com a qual sua filha também pudesse se identificar.

Realmente me atraiu a ideia de descobrir quem poderiam ser os heróis dela nessa lenda, de ver como eu poderia conectá-la à história da mesma forma que eu me conectava ao rei Arthur ou ao Merlin, e explorar as heroínas femininas nessa mitologia. Queria construir a história com elas e celebrar essas ideias e os temas de valor, coragem e magia pelos olhos de uma mulher.

Foi natural que os caminhos dele se cruzassem com os de Frank Miller, célebre quadrinista que é, também, muito fã da lenda do rei Arthur. "Acho que, de certa forma, esse era um fantasma que esteve conosco as nossas vidas inteiras", explica Miller. "É uma lenda que nos inspirou a vida toda. E, mesmo sem nos conhecermos, era algo para o qual estávamos sendo atraídos. Algo que virou 'Cursed'."

Wheeler e Miller, aliás, trabalharam ao mesmo tempo tanto nos quadrinhos quanto na série.

Foi o tipo de loucura boa e de que nós gostamos. Surpreendentemente, não teve nenhum grande problema. Foi aquele tipo de loucura em que ríamos o tempo todo.
Frank Miller

Um novo Arthur e um novo Merlin

O foco em Nimue não quer dizer, claro, que não haverá Arthur nem Merlin na série. Os dois estão lá, mas em versões bem diferentes das tradicionalmente mostradas na cultura pop.

Devon Terrell em cena da série Cursed - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Devon Terrell em 'Cursed'
Imagem: Reprodução/Twitter

Devon Terrell diz que nunca havia pensado em ter a chance de viver um papel como o de Arthur, apesar de torcer para que eles se abrissem para negros e outras pessoas não brancas.

Esse personagem é um mito, é uma lenda, então, poder interpretá-lo parece muito certo agora, é empolgante. Estou animado para saber a opinião das pessoas e, para mim, é assim: se você consegue acreditar em uma espada mágica, você deveria conseguir acreditar que uma pessoa não branca possa ser o rei Arthur.

Já Gustaf Skarsgard, que muitos vão reconhecer como o Floki de "Vikings", faz questão de ressaltar que seu Merlin vai mudar bastante ao longo dos episódios.

O que amo nele é que não é um personagem sempre igual. Você pode ver uma figura engraçada, ou triste, ou excêntrica, como no primeiro episódio. Mas, conforme a temporada avança, nós o conhecemos mais e descobrimos novas camadas neste homem.

Foto da série 'Cursed: A Lenda do Lago', de Frank Miller, para a Netflix - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Gustaf Skarsgard como Merlin
Imagem: Divulgação/Netflix

O vilão

Todos os personagens acima têm como um dos principais adversários o Monge Chorão, vivido por Daniel Sharman. Ele é uma espécie de monge guerreiro que colabora com a perseguição da Igreja àqueles considerados indesejados. E o nome, bem, é por causa dessa maquiagem aqui:

Daniel Sharman como o Monge Chorão em 'Cursed' - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Nos cinco episódios que o UOL já viu, não dá para saber exatamente quais as motivações do monge —mas elas serão reveladas até o fim da temporada, garante o ator.

Conversei com Frank e Tom sobre como seria isso, sobre como você o encontra e para que direção ele acaba indo. Acho que, no fim, é possível entender o conflito pelo qual ele está passando.

As cenas de ação

Boa parte do elenco teve que aprender a lutar com espadas, o que demandou meses de treinamento com a equipe do coordenador de dublês Steve Dent, que trabalhou em "Guardiões da Galáxia".

Katherine tem uma das cenas mais impactantes logo no primeiro episódio, quando Nimue usa a espada para enfrentar lobos que tentam atacá-la. Essa foi uma das primeiras cenas a serem gravadas em toda a série.

Ela foi filmada nos nossos dois primeiros dias. Eu lembro que estava muito frio, porque estávamos no Reino Unido, e a cena acontece durante uma tempestade. Mas foi muito divertido. Ela foi dirigida pela Zetna Fuentes, e ficávamos falando sobre o quão legal aquilo era e como estávamos animados.

Já Devon disse que foi desafiador passar dez meses treinando, entre a preparação do elenco e as gravações em si: "Você precisa se comprometer fisicamente". Daniel, por sua vez, teve dificuldades em lutar com o figurino.

É difícil aprender esse tipo de coisa, e é ainda mais difícil aprender com os figurinos completos e com vários machucados. Algumas cenas eram feitas tarde da noite, e eu ficava muito feliz por termos a equipe de dublês lá.

E aí, animados para maratonar? Nós estamos!