Topo

Danny Trejo lembra época na cadeia: "Disseram que pegaria prisão perpétua"

19.ago.2014 - Danny Trejo posa para foto durante lançamento de "Sin City: A Dama Fatal", em Los Angeles - Mark Ralston/AFP
19.ago.2014 - Danny Trejo posa para foto durante lançamento de "Sin City: A Dama Fatal", em Los Angeles Imagem: Mark Ralston/AFP

Do UOL, em São Paulo

03/07/2020 10h37Atualizada em 03/07/2020 12h59

Danny Trejo, conhecido por papéis em filmes como "Machete" e "Pequenos Espiões", desabafou sobre os anos que passou na cadeia antes da fama. Durante cerca de uma década, o ator entrou e saiu de várias penitenciárias pelos EUA, por acusações variadas, como tráfico de drogas e assalto a mão armada.

"Quando o comitê da liberdade condicional me disse que eu poderia sair [da prisão], eles falaram: 'Quando voltar, esperamos que seja para a prisão perpétua'. Bom, eu nunca mais fui preso", disse ele ao The Irish News.

"Eu ainda tenho uma dívida pelo que fiz. Eu merecia ser preso, realmente acredito nisso. Provavelmente só 10% das pessoas na cadeia deveriam estar lá, mas eu era parte desses 10%", comentou ainda.

Intervenção divina

O ator contou como aconteceu sua libertação, pouco depois de uma rebelião na cadeia. "Algumas pessoas se machucaram muito, e eles iam mandar todos nós, que organizamos a rebelião, para a câmara de gás, então o que fiz foi tentar fazer um acordo com Deus", contou.

"Eu não disse para Ele me deixar sair da prisão, porque achei que era impossível. Eu disse: 'Deixe-me morrer com dignidade. Eu direi o Seu nome todos os dias, e tentarei ajudar as pessoas'. Eu achei que Ele ia me deixar sobreviver por uns três anos, e depois me mataria. Mas acho que Ele me ouviu e disse: 'Então tá'. Pouco depois, o promotor resolveu abandonar o caso [da rebelião], e eu acabei saindo", disse.

Trejo atualmente faz visitas a prisões pelo país, oferecendo conselhos aos detentos. "É sempre o mesmo cheiro, o mesmo sentimento, a mesma falta de esperança. A cadeia é um lugar de muita tensão, e você percebe isso no momento que entra lá", definiu.