Topo

Olivia de Havilland, estrela de '... E o Vento Levou', completa 104 anos

A atriz Olivia De Havilland em foto de 2018 - Reprodução
A atriz Olivia De Havilland em foto de 2018 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/07/2020 10h52

Ela é considerada a última das grandes estrelas da era de ouro de Hollywood ainda viva — neste dia 1º de julho, Olivia de Havilland completa 104 anos.

Nascida em 1916, em Tóquio (Japão), de pais britânicos, ela ganhou notoriedade em Hollywood com uma série de filmes de aventura onde atuou ao lado de Errol Flynn, como "O Capitão Blood" (1935) e "As Aventuras de Robin Hood" (1938).

O papel de Melanie Hamilton em "... E O Vento Levou" (1939) sagrou o seu nome entre as grandes estrelas de sua era, e rendeu a primeira de cinco indicações ao Oscar em menos de dez anos — ela venceu dois, por "Só Resta Uma Lágrima" (1946) e "Tarde Demais" (1949).

Desafio aos estúdios

Fora da tela, ela ficou famosa por dois outros motivos: a sua rivalidade com a própria irmã, a também atriz Joan Fontaine; e o processo que ela moveu contra o estúdio Warner Bros., em 1944, pedindo para ser liberada do seu contrato de exclusividade.

Havilland venceu o processo, começando o período de derrocada do que é conhecido hoje em dia como o "studio system", em que os grandes estúdios eram "donos" das carreiras dos atores e atrizes.

Aposentadoria

A atriz se aposentou em 1988, aos 72 anos, após atuar no telefilme "A Mulher Que Ele Amou". Quase voltou à ativa em 2010, com um papel em "The Aspern Papers", filme de James Ivory que acabou nunca sendo produzido.

Hoje em dia, Havilland mora na França, país onde é considerada "cidadã de honra". Em 2010, o presidente francês Nicholas Sarkozy deu à atriz a Legião de Honra, maior condecoração nacional, dizendo que ela "honrava a França por ter escolhido o país como morada".