Topo

Trevor Noah critica retrato dos policiais em Hollywood e cita antirracismo

O comediante Trevor Noah criticou ontem o retrato de policiais em Hollywood - Reprodução/TV
O comediante Trevor Noah criticou ontem o retrato de policiais em Hollywood Imagem: Reprodução/TV

Do UOL, em São Paulo

26/06/2020 15h15

O apresentador e comediante Trevor Noah criticou ontem, em seu programa de notícias "Daily Show", a forma como policiais são retratados em Hollywood. Ele argumenta que as corporações geralmente são mostradas como "infalíveis", o que cria uma percepção na audiência que ignora fatores como o racismo e a violência policial.

Em um contexto de constantes protestos antirracistas, motivados pelo assassinato de pessoas negras como George Floyd e Breonna Taylor pela polícia estadunidense, Trevor afirma que há mudanças a serem feitas em todos os campos, especialmente no entretenimento.

"Para todos os criadores de programas, diretores e escritores de Hollywood que fazem esses programas policiais e têm tuitado que algo precisa ser feito sobre a polícia, bem, uma maneira de ajudar a fazer a diferença é fazer algo sobre a polícia nas telas."

"Acredite ou não, assistir a programas policiais faz muita gente ver a polícia como infalível. E, honestamente, não culpo nenhuma dessas pessoas. Admito que muitas das minhas percepções sobre a realidade foram moldadas pela TV, também."

Para justificar essa ideia, Trevor indica dois estudos: um deles relata que 21% dos adultos estadunidenses têm contato direto com a polícia no ano; o outro é uma pesquisa que indica que a audiência de programas policiais tem maior tendência de ver essas forças como entidades que, de fato, diminuem a criminalidade e só quebram leis quando necessário.

A argumentação do apresentador é ilustrada por trechos de séries como "NCIS" e "Law and Order". Outro ponto que ele apresenta é o uso justificado de tortura e quebra das leis, retratando essa como a única maneira de fazer a verdade prevalecer.

"A TV é uma ferramenta poderosa que modela a maneira como o público vê a polícia. [Ela] molda como o público vê o papel da polícia na sociedade e como deve ser responsável por suas ações."

Ao final, Trevor exibe um último vídeo, não de programas de televisão, mas de filmagens reais de violência policial, afirmando: "Quando policiais desonestos jogam fora o livro de regras, não parece legal como em um desses programas de TV."