Topo

João Carlos Martins celebra 80 anos com live e se emociona: "velho babão"

Maestro João Carlos Martins se emociona ao ganhar bolo em live para comemorar seus 80 anos  - Marcos Ribas/Brazil News
Maestro João Carlos Martins se emociona ao ganhar bolo em live para comemorar seus 80 anos Imagem: Marcos Ribas/Brazil News

Do UOL, em São Paulo

26/06/2020 09h44Atualizada em 26/06/2020 14h43

O maestro e pianista João Carlos Martins fez uma live na noite de ontem, mesmo dia em que completou 80 anos. Na transmissão, o maestro ficou muito emocionado ao ganhar um bolo para comemorar a data e receber homenagens de artistas e amigos, como Ana Maria Braga e Alexandre Nero.

João Carlos Martins perdeu o movimento dos dedos após diversos problemas de saúde. No entanto, o maestro voltou a tocar piano no final do ano passado após ganhar uma luva biônica de um fã.

No final da live, durante os parabéns com os músicos e outras pessoas por meio de vídeochamada, o maestro disse que é um "velho chorão" e agradeceu a todos.

"Obrigado. Então, só posso agradecer esse final [da live]. Nós vamos acabar com uma peça que significa muito na humanidade", se referindo a peça "Bella Ciao", surgida como resistência ao fascismo durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao longo da live, com duração de 1h30, houve homenagens — por meio de vídeos — de famosos e conhecidos do maestro. Entre os nomes que participaram estavam Serginho Groisman, Tom Cavalcanti, Marluci Dias, Chitãozinho & Xororó e o médico Raul Cutait.

A apresentação contou com músicas de Tom Jobim, Nino Rota, Villa Lobos, Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Michel Legrand, Wolfgang Amadeus Mozart e Pietro Mascagni.

João Carlos usa luva biônica para tocar piano em live de seus 80 anos - Marcos Ribas/Brazil News - Marcos Ribas/Brazil News
João Carlos usa luva biônica para tocar piano em live de seus 80 anos
Imagem: Marcos Ribas/Brazil News

O concerto teve a presença dos solistas Anna Beatriz Gomes (soprano), Davi Campolongo (no piano) e Jean William (tenor).

Confira a apresentação completa do maestro: