Topo

'Dark': Atores que interpretam Jonas e Martha amaram o fim da série

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

26/06/2020 04h00

Viagens no tempo, parentescos misteriosos e até um outro mundo... "Dark" tem muita coisa para amarrar na sua terceira (e última!) temporada. Mas Jonas e Martha garantem: o final vai deixar os fãs bem felizes.

Conversamos com os atores Louis Hoffman e Lisa Vicari sobre o fim da série. Ao UOL, eles contaram que objetos levaram de lembrança do set, e se também ficam tão confusos quanto a gente assistindo a tudo! Você vê a conversa na íntegra no vídeo acima —ou no texto abaixo, que é livre de spoilers, pode ficar tranquilo.

Final satisfatório

A última temporada de "Dark" estreia na Netflix neste sábado, 27 de junho de 2020 —também conhecido como o dia do apocalipse na série. E, para Louis, ela é motivo de orgulho.

Quando nós lemos o final, sentimos que fazia sentido. É um bom final para a série. E quando nós assistimos, todos nós ficamos muito satisfeitos. Não sei se todas as questões serão respondidas para todo mundo, mas sinto que esse é o fim mais satisfatório para uma série deste tipo. Estou muito orgulhoso dos criadores, que fizeram isto acontecer e escolheram esse final para a série.

Jonas e Martha na terceira temporada de 'Dark' - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

As trajetórias de Martha e Jonas

O final do segundo ano de "Dark" terminou com uma bomba: Jonas, depois de ver Martha sendo morta por Adam na sua frente, recebe em casa outra Martha, que vem de outro mundo.

Louis adianta que isso deixará Jonas bem confuso nessa reta final.

É extremamente difícil porque ele aprendeu muito nas duas primeiras temporadas. Ele fica completamente perplexo pelo fato de que tem mais uma coisa sendo adicionada a tudo o que ele já sabe. Isso faz ele questionar tudo o que ele descobriu antes, é basicamente como se ele estivesse recomeçando do zero, tentando descobrir tudo de novo.

Jonas na terceira temporada de 'Dark' - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Já Lisa gostou de poder mostrar um outro lado de Martha —e ainda entregou que os novos episódios têm um toque de "déjà-vu", aquela sensação de que você já viu aquilo antes...

Foi muito legal explorar essa 'Martha alternativa' de um ângulo diferente, e ver a vida dela, o mundo dela... Sinto que toda essa temporada é como um grande déjà vu: o mesmo, mas diferente. Gostei muito de conhecer outros personagens que têm alguns aspectos diferentes em relação às primeiras temporadas, mas ainda é meio que a mesma coisa. Foi uma ótima experiência.

A despedida

A atriz admite que ficou nervosa por estar ainda mais no centro da história nessa reta final. "Você sente a pressão, claro, porque você sabe que há muitos fãs e você não quer decepcionar ninguém", diz.

Martha na terceira temporada de 'Dark' - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Já Louis diz que foi triste se despedir de Jonas, e ainda lembrou como foi o último dia de filmagens.

Lisa e eu compartilhamos o último dia de filmagens. Tivemos nossas últimas cenas, que eram também as últimas cenas de Jonas e Martha. Foi um encerramento para os personagens e também um encerramento para nós como atores, dizendo adeus às nossas jornadas. Foi muito emocionante.

'É só uma lembrancinha'

E eles levaram um presentão daqueles para casa depois do fim da série: as capas amarelas usadas por Jonas e Martha.

Nós ganhamos nossas capas, enquadradas lindamente. Foi muito legal
Louis Hoffman, o Jonas

Quem não queria, não é mesmo?

E a confusão?

Mas o que a gente quer saber mesmo é: será que eles ficaram tão confusos fazendo a série quanto a gente fica assistindo?

Lisa entrega que sim, e conta que às vezes eles ligavam para os criadores da série, Baran Bo Odar e Jantje Friese, para tirar dúvidas.

Podíamos ler as cenas de novo, ou voltar um pouco para ligar os pontos. E temos os criadores. Nós podíamos ligar para eles e falar 'desculpe, eu não entendi essa parte'

Para a terceira temporada, a estratégia dos dois foi focar mais em seus próprios personagens. "E agora nós podemos assistir à terceira temporada e podemos ver tudo de um jeito objetivo. Nós pudemos ser surpreendidos pelas cenas em que não estamos, e foi lindo", completa.

Momento 'Dark' na vida real?

E depois de tudo o que Jonas e Martha passaram em "Dark", o que eles fariam se por acaso encontrassem suas versões mais velhas?

"Eu não sei se perguntaria algo sobre o meu futuro", diz Lisa. Que completa:

Não sei se você quer realmente saber algo assim, porque se você sabe que vai ser feliz, talvez você tente manter a esperança lá em cima e tentar conseguir isso. Ou você pode dizer 'tudo bem, vou ser feliz de qualquer jeito, então não vou fazer mais nada'.

Já Louis garante que prefere não saber absolutamente nada do futuro.

Não quero saber nada, não quero conhecer meu eu do futuro. Só quero estar bem com o momento que estou vivendo agora, acho.

Justo, né? Vai que ele descobre que o futuro é assim: