Topo

Princesa Tiana substituirá atração considerada racista nos Parques Disney

Tiana, de "A Princesa e o Sapo" (2009), foi a primeira princesa negra em animação da Disney - Reprodução
Tiana, de "A Princesa e o Sapo" (2009), foi a primeira princesa negra em animação da Disney Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/06/2020 16h42Atualizada em 26/06/2020 18h38

Tiana, protagonista da animação "A Princesa e o Sapo" (2009), ganhará uma atração só sua nos Parques Disney da Califórnia e da Flórida. De acordo com anúncio feito hoje pela empresa, ela será o novo tema de uma montanha-russa, substituindo uma homenagem ao filme "Song of the South", de 1946, considerado racista por seu retrato romantizado da era escravocrata nos Estados Unidos.

De acordo com a Disney, a empresa tem trabalhado em renovar o tema da atração desde o ano passado, focando na primeira princesa negra do estúdio. Após os assassinatos de George Floyd e Breonna Taylor — duas pessoas negras mortas pela polícia estadunidense —, a pressão pela retirada de "Song of the South" do parque se intensificou nas redes sociais.

O filme do século passado foi vencedor do Oscar por sua canção "Zip-a-Dee-Doo-Dah". Na história, um garoto vai visitar a fazenda de sua avó após a Guerra Civil nos EUA. Diversas críticas são feitas ao filme pela forma como retrata pessoas negras e o próprio período.

Sobre o assunto, o CEO da Disney, Bob Iger, afirmou que o filme não estará disponível nem no streaming e nem para compra. "Desde que sou CEO, eu sinto que o 'Song of the South' não era apropriado no mundo de hoje, mesmo com uma ressalva, um aviso. É difícil, dadas as representações em alguns desses filmes, divulgá-los hoje sem, de alguma forma ou outra, ofender as pessoas, por isso decidimos não disponibilizá-lo."

Carmen Smith, executiva de desenvolvimento criativo e estratégias inclusivas da Walt Disney, afirmou que está incrivelmente orgulhosa de ver o novo passeio ganhar vida: "É importante que nossos convidados possam se ver nas experiências que criamos".

Já Charita Carter, produtora criativa sênior que liderou o projeto, contou que está satisfeita: "Como a princesa Tiana, acredito que coragem e amor são os principais ingredientes para aventuras maravilhosas. Estou muito satisfeita por fazer parte de trazer essa experiência divertida aos nossos visitantes". Tanto Charita quanto Carmen são mulheres negras integrantes de setores criativos da Disney.