Topo

Diretor colombiano Ciro Guerra é acusado de assédio por 8 mulheres

9.out.2019 - O diretor de cinema Ciro Guerra durante entrevista - Getty Images
9.out.2019 - O diretor de cinema Ciro Guerra durante entrevista Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/06/2020 15h39

Um renomado diretor colombiano de cinema está sendo acusado por oito mulheres de assédio moral e sexual. O Volcánicas, um autointitulado "periódico feminista latino-americano", reuniu relato das oito mulheres, sendo que sete delas falam de comportamentos inadequados moralmente do diretor, e uma relata um abuso sexual.

Ciro, de 39 anos, fez filmes como "As Viagens do Vento", "O Araço da Serpente" - indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro - , "Pássaros de Verão" e "Waiting for the Barbarians", estrelado por Johnny Depp.

As agressões teriam ocorrido entre 2013 e 2019, em três cidades colombianas e três fora do país - incluindo nos bastidores dos festivais de Cannes, Colombian Film Festival e no de Cartagena.

De acordo com o periódico, todas as entrevistadas relataram em conversas gravadas e publicadas na íntegra que Guerra tinha conversas impróprias, que terminavam em convites para um apartamento, ou quarto de hotel. Lá, fazia uso da força para tocá-las e beijá-las, ainda que elas dissessem não de forma clara contra os avanços do diretor - num padrão semelhante ao das acusações contra o produtor Harvey Weinstein, preso nos EUA, no centro do movimento Me Too.

Ele ainda é acusado de usar seu posto de poder, como diretor, para estabelecer relações abusivas com as mulheres e oferecer cargos em troca de favores sexuais.

Elas tiveram suas identidades preservadas para serem protegidas. As oito mulheres fizeram uma denúncia pública, mas, no momento, não farão um processo penal contra ele - o periódico afirma que elas preferem se afastar da chance de um processo de revitimização e do escárnio público.

Entrevistado pelo Volcánica, Guerra negou ter assediado mulheres sexualmente e moralmente. "Jamais. Já fui ameaçado com esse tipo de acusações. Foi algo que deixei passar e não dei atenção. Mas obviamente quero conhecer as denúncias e saber quem está falando e o quê. (...) É uma acusação grave, e não é verdadeira."