Topo

'Dark': O que você precisa lembrar antes de ver a terceira temporada?

Jonas na terceira temporada de "Dark", da Netflix - Reprodução/Instagram
Jonas na terceira temporada de 'Dark', da Netflix Imagem: Reprodução/Instagram

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

24/06/2020 04h00

27 de junho de 2020 não é só o dia do apocalipse em "Dark": é também o dia em que estreia a terceira e última temporada da série da Netflix. E se você não conseguiu rever tudo e não consegue mais lembrar quem é parente de quem, tudo bem: o UOL te dá aquela ajudinha.

Se você precisar lembrar quem é quem, você pode conferir a nossa árvore genealógica da série antes de ler tudo aqui. E depois, tem também a nossa crítica (sem spoilers) da terceira temporada.

Vamos lá? Lembrando que daqui para baixo tem spoilers das temporadas anteriores, ok?

Adam é Jonas

Boa parte da segunda temporada gira em torno de Adam, um homem com o rosto deformando de tanto viajar no tempo. Ele revela que é a versão mais velha de Jonas, e o manipula para que tudo, incluindo o suicídio de Michael, aconteça exatamente do mesmo jeito que sempre aconteceu, mantendo o ciclo intacto.

Adam, aliás, é o responsável pelo Sic Mundus, uma misteriosa organização que tem relação com as viagens no tempo.

Duas Marthas

Como parte de seu plano, Adam assassina Martha na frente de Jonas, bem no dia do apocalipse. Mas surge, então, outra Martha, que diz ser de outro mundo. Onde será que isso vai dar?

Martha na terceira temporada de 'Dark', da Netflix - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Elisabeth é mãe de Charlotte, sua mãe

Sim, essa é difícil de entender. Elisabeth, filha de Charlotte com Peter, no futuro se une com Noah e tem uma filha, que é justamente Charlotte.

A futura policial, em algum momento, foi levada de seus pais e entregue a H.G. Tannhaus, que a criou. Em 2020, durante o apocalipse, uma espécie de portal se abre na usina e ela consegue enxergar a Elisabeth do futuro.

Elisabeth e Charlotte na segunda temporada de 'Dark' - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Noah morre

Noah descobre a verdade sobre sua filha após recuperar páginas que estavam em poder de Claudia. Mas, ao confrontar Adam, ele é morto por Agnes, sua irmã.

Jonas adulto com uma missão

Pouco antes do apocalipse, Jonas adulto recebe das mãos do jovem Noah uma carta supostamente escrita por Martha, o orientando a salvar Magnus, Franziska e Bartosz, e os transporta para algum ano desconhecido.

Vale lembrar que as versões adultas de Magnus e Franziska já apareceram ao lado de Adam, como parte do Sic Mundus.

Franziska e Magnus adultos já apareceram na segunda temporada de 'Dark' - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Triângulo (Quadrado? Quinteto?) amoroso

Ulrich acaba preso em 1953, o que o leva a envelhecer na época errada. Hannah, sua amante, viaja para os anos 1950 para encontrá-lo, mas se recusa a tirá-lo da cadeia. Ela, então, decide ficar por lá mesmo, e pinta um clima entre ela e Egon Tiedemann (casado com Doris).

Hannah e Ulrich na segunda temporada de 'Dark' - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quem também resolve se aventurar para ir atrás de Ulrich é Katharina, sua mulher. Ela termina a segunda temporada prestes a abrir uma porta na caverna, mas não sabemos exatamente para que época.

As viagens de Claudia

Claudia é uma das personagens mais familiarizadas com as viagens no tempo, e sua versão idosa aparece várias vezes para aconselhar sua versão adulta. Seus objetivos são opostos ao de Adam, mas não totalmente claros. Idosa, ela é morta por Noah, enquanto a Claudia adulta reencontra Regina em 2020, enfrentando tratamento contra um câncer.

Também temos que lembrar que Claudia foi, de certa forma, responsável pela morte do pai, Egon, em 1987. Os dois brigavam porque ele, após uma conversa com Ulrich idoso no sanatório, queria alertar a delegacia para investigar a caverna, o que Claudia não queria. Em meio ao confronto, Egon caiu e bateu a cabeça, morrendo.

Preparado para a maratona? Dá para ver também esse trailer-resumão que a própria Netflix divulgou: