Topo

Restauração deixa quadro da Virgem Maria irreconhecível

Do UOL, em São Paulo

23/06/2020 09h45

Esta é mais uma para a série "restaurações estabanadas". Agora, foi um quadro representando a Virgem Maria que sofreu com a tentativa de ser recuperado e virou piada. A obra em questão é do barroco Bartolome Esteban Murillo e foi entregue a um restaurador amador, que cobrou 1 mil libras (R$ 6,5 mil) para realizar seu serviço.

O resultado, como se vê, não foi dos mais elogiáveis, lembrando casos como o da "Ecce Homo" e de uma arte medieval, que viraram piada no mundo todo.

Segundo o The Guardian, o quadro da Virgem Maria feito pelo pintor espanhol pertence a um colecionador. Houve ao menos duas tentativas de restaurar a obra, mas nenhuma teve o resultado esperado.

O acontecido causou tanta controvérsia, que especialistas na Espanha pediram para que sejam criadas leis mais restritivas para este tipo de trabalho, que lida com obras de arte importantes para a história do país.

"Não acho que esse cara, ou essa gente, possa ser chamada de 'restaurador'. São impostores. Eles destroem coisas", disse ao The Guardian Fernando Carrera, professor especialista no assunto de uma escola de arte da Galícia.

María Borja, da associação espanhola que cuida das restaurações, afirmou à Europa Press que "isso é mais comum do que se pensa, mas as pessoas só veem quando chega à imprensa". Ela alertou que trabalhos descuidados podem causar danos irreversíveis.

ecce - CENTRO DE ESTUDIOS BORJANOS - CENTRO DE ESTUDIOS BORJANOS
Ecce Homo original, deteriorado pela passagem do tempo e 'restaurado'; intervenções amadoras são muito comuns, diz especialista
Imagem: CENTRO DE ESTUDIOS BORJANOS