Topo

Bryce Dallas Howard fez o documentário mais fofo que você vai ver este ano

Bryce Dallas Howard e o pai, Ron Howard, durante as gravações de "Dads" - Divulgação
Bryce Dallas Howard e o pai, Ron Howard, durante as gravações de 'Dads' Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

19/06/2020 12h52

Você provavelmente conhece Bryce Dallas Howard como a protagonista de "Jurassic World" ou daquele episódio dos likes de "Black Mirror". Mas ela também é diretora e está lançando hoje, no Apple TV+, o documentário mais fofo que você vai ver esse ano: "Dads".

O nome já entrega: o filme é sobre paternidade e como a relação de pais com seus filhos vem mudando ao longo do tempo. Falam anônimos e famosos como Will Smith, Neil Patrick Harris, Kenan Thompson e... o pai de Bryce: Ron Howard, o diretor de filmes como "Uma Mente Brilhante" e "Rush".

Reed Howard, irmão de Bryce Dallas Howard, com a filha recém-nascida - Divulgação - Divulgação
Fofura! Reed Howard com a filha recém-nascida
Imagem: Divulgação

Ter o pai como personagem não estava nos planos iniciais, mas eles mudaram conforme a atriz e diretora fazia o filme. Tudo porque seu irmão, Reed, descobriu que iria ser pai enquanto Bryce filmava, como conta ela em um papo com o UOL.

Eu queria muito encontrar, para o filme, um pai à espera, antes de ser pai. Então quando meu irmão e a mulher engravidaram, ficou bem claro que a minha família ia ser parte da história de alguma forma.

Convencer o pai, Ron, a aparecer, não foi exatamente fácil -mas no fim não só ele relembra como foi se sentir um homem de verdade quando se tornou pai, como também fala sobre sua relação com seu pai, o avô de Bryce, em um dos momentos mais tocantes de "Dads".

O que finalmente o convenceu foi eu dizer que se ele não gostasse de alguma coisa, eu tiraria. Mas eu não mostrei o filme para ele até estar quase pronto. Exibimos o filme no festival de Toronto, e foi muito bem recebido. Meu pai ficou muito feliz, mas virou para mim e disse: 'ainda acho que apareço muito'. Não dá para ganhar todas.

Famosos abrindo o coração

A fila de famosos que toparam se abrir para falar de paternidade com Bryce é longa -e surpreendente. Afinal, não é todo dia que você vê Will Smith falando sobre como foi chegar em casa logo após seu filho mais velho, Trey, nascer.

Eu chego e vejo as coisas da TV espalhadas pelo chão. Então percebo: Tem um manual de mil páginas para uma TV, mas nos mandam para casa com um bebê e mais nada. Algo está muito errado aqui
Will Smith, em "Dads"

Bryce conta que ela, também, foi pega de surpresa com a quantidade de nomes que aceitaram seu convite para aparecer no filme.

A maioria deles disse 'sim'. Era muito claro que esses pais, e pais em geral, não são perguntados sobre seus filhos. Ninguém dá a eles a oportunidade de falar sobre o que é ser pai e o que acontece quando você se torna pai.

Olha o Brasil!

O Brasil também aparece em "Dads" por meio da história de Thiago, um pai que mora com sua família no Rio de Janeiro.

Thiago, um dos pais que aparecem no documentário 'Dads' - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Bryce, porém, não veio ao Brasil para as filmagens. Muito da "culpa" foi do segundo "Jurassic World", que havia acabado de ser lançado nos cinemas.

É meio estranho de admitir, mas o filme tinha acabado de sair, e não sabíamos que crianças podiam ter visto o filme, e precisávamos que todo mundo agisse naturalmente. Então eu recebi as filmagens sem saber o que necessariamente ia ter nelas, e ir descobrindo esses pais foi incrível.

E uma instituição com sede por aqui foi essencial para que Bryce aceitasse dirigir e produzir o filme: o Instituo Promundo, uma ONG que trabalha para promover a equidade de gêneros.

Entre os dados apresentados pela organização, um em particular chocou a cineasta: boa parte dos pais que têm direito à licença paternidade não faz uso do benefício. "É porque ainda há muito estigma em relação a ver pais como cuidadores, e isso é incrivelmente desanimador para pais em todos os lugares", diz.

Bryce Dallas Howard durante as gravações de 'Dads' - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mais direção

Prestes a retomar as gravações do terceiro "Jurassic World", Bryce assume que pretende focar mais na carreira de diretora daqui para frente, algo que ela já vem fazendo nos últimos dois anos (além de dirigir "Dads", ela também dirigiu um episódio de "The Mandalorian", a série do Baby Yoda).

Eu tenho focado mais em dirigir, e em breve vou voltar a 'Jurassic World'. Espero continuar a conciliar direção, atuação, escrita e produção. Estar nesses espaços criativos é o meu sonho.