Topo

Tiago Iorc X Anavitória: entenda a treta e como acabou a amizade

Tiago Iorc e a dupla Anavitória - Divulgação
Tiago Iorc e a dupla Anavitória Imagem: Divulgação

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

15/06/2020 12h06

Tiago Iorc e Anavitória se desentenderam. A discussão, do início ao fim, foi acompanhada atentamente pelo público, que provavelmente jamais imaginou ver uma treta entre os músicos, que propagam tanto amor em suas canções e foram amigos e parceiros profissionais.

É claro que, até pelo perfil de todos os envolvidos, existe muita cordialidade nas declarações de ambas as partes, mesmo que cada uma defenda, naturalmente, o seu ponto de vista.

Como está todo o mundo meio perdido com a confusão, acompanhe o passo a passo

Como tudo começou

Tu é trevo de quatro folhas
É manhã de domingo à toa
Conversa rara e boa
Pedaço de sonho que faz meu querer acordar...

Era para ser uma live tranquila de Dia dos Namorados, na última sexta-feira (12), mas o apelo em tom de desabafo de Ana Clara Caetano trouxe à tona uma mágoa antes restrita aos bastidores.

Ela não citou o nome de Iorc, mas a indireta estava mais do que clara. Ana explicou que o ex-amigo e produtor as proibiu de regravar a famosa canção "Trevo (Tu)", uma das mais tocadas de Anavitória no Spotify, para um novo projeto: o DVD de "O Tempo É Agora".

Nesta semana, a gente recebeu uma notícia um pouco estranha e um pouco triste. Esse outro autor da música está impedindo a gente de regravá-la. A gente tem um projeto para lançar, e essa pessoa impediu a gente de regravar

"Trevo (Tu)" tem como compositores Ana Caetano e Tiago Iorc. O desabafo na live incendiou as redes sociais. E o público, além de perplexo, tomou partido entre um lado e outro.

A amizade de Ana, Vitória e Tiago

Tiago Iorc é considerado o padrinho musical de Anavitória, as meninas do Tocantins que estouraram nas paradas musicais com o primeiro álbum em 2016. A participação de Iorc na carreira de Ana e Vitória tem início quando elas enviam um vídeo para o empresário do cantor, Felipe Simas.

A ideia era mostrar o trabalho delas para o empresário, mas o negócio deu tão certo que os quatro começaram uma próspera parceria e amizade.

Iorc ajudou a impulsionar a carreira de Ana e Vitória como produtor. Além de produzir os dois primeiros álbuns da dupla, ele a divulgava nas redes sociais e dividia shows com ela. O cantor tinha um lugar ainda mais especial nos coraçõezinhos das jovens artistas. Ele era "o amigo mais chegado do que um irmão" e considerado até mesmo conselheiro amoroso.

No fim de 2019, no entanto, Iorc rompeu a parceria com as cantoras e, neste ano, deixou o escritório de Felipe Simas, que gerenciava sua carreira.

O que diz Tiago Iorc?

Tiago Iorc gravou um vídeo e considerou "desnecessário" o desabafo público de Anavitória. Ele afirmou que o problema, na verdade, era com o escritório, ou seja, com o ex-empresário.

Entendo seu sentimento. Provavelmente me sentiria da mesma forma se eu não soubesse o que está acontecendo por trás de tudo isso. Nessa sua atitude impensada de tornar isso público, você não sabe da missa a metade. (...) O escritório que gerencia a carreira de vocês vem, repetidamente, sabotando o meu trabalho e agindo de má-fé para me prejudicar, causando danos inclusive financeiros.

O que diz o empresário Felipe Simas

Felipe Simas se posicionou sobre o imbróglio em entrevista exclusiva a Renata Nogueira, do UOL. O empresário afirmou, por exemplo, que foi Tiago Iorc quem se afastou das cantoras.

É de uma incoerência sem tamanho ele falar aquilo. Pratique o que você prega. Ele sempre cantou muito o respeito aos laços humanos, mas há dois anos não dirige a palavra às meninas.

O empresário também ressaltou que o objetivo de Anavitória é resolver a situação com Tiago Iorc de forma pacífica: "Elas são pacificadoras, elas são o que elas cantam. Elas emanam e buscam o amor".

Mais músicas não teriam sido liberadas

Depois da live, Ana e Vitória voltaram a se pronunciar —desta vez para explicar de forma mais didática sobre o que estava em jogo. Ana disse, por exemplo, que a questão não era sobre direitos autorais, como Iorc chegou a afirmar.

Isso não tem nada a ver com você abrir mão do seu direito autoral sobre a música. Se você libera, você é remunerado normalmente por cada execução da música. Já regravamos várias canções nossas, e isso nunca foi um problema até o momento.

Ela também disse que Tiago Iorc não liberou mais três músicas para serem regravadas: "Porque Eu te Amo", "Agora Eu Quero Ir" e "A Gente Junto". Essas composições são de Iorc com AnaVitória.

Último recado de Tiago Iorc para Anavitória

Por fim, Tiago Iorc ressaltou, em um segundo vídeo direcionado a Ana e Vitória, que o problema dele não era com elas.

Como vocês mesmas disseram, eu nunca deixei de liberar uma música para vocês nem nunca vou fazer isso. A questão não é com vocês. Eu sei que os meus direitos estão resguardados, os direitos de vocês também, mas outras pessoas se beneficiam com essa liberação.

No novo vídeo, Tiago ainda se mostrou disposto a resolver a situação com o seu antigo escritório.

Essas questões precisam ser resolvidas antes que essas liberações aconteçam. E vão ser resolvidas, não tenho dúvida.