Topo

Rua que inspirou hit dos Beatles pode mudar nome por ligação com escravidão

Rua Penny Lane, em Liverpool - chrisdorney/Getty Images/iStockphoto
Rua Penny Lane, em Liverpool Imagem: chrisdorney/Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

15/06/2020 12h31

A Penny Lane, rua que inspirou o hit de mesmo nome dos Beatles, pode deixar de existir. O prefeito de Liverpool, no Reino Unido, disse à Sky News que vai considerar renomear a rua caso as ligações do nome atual com um negociador de escravos do século 18 sejam confirmadas.

Durante protestos antirracistas nas últimas semanas, a placa sinalizando a Penny Lane foi vandalizada. Os ativistas argumentam que a rua tem esse nome em "homenagem" ao comerciante de escravos James Penny.

O prefeito Steve Rotherham disse que sua equipe ainda não encontrou provas desta ligação, mas que a investigação continua. Outra teoria, segundo ele, é que antigamente existia uma espécie de "pedágio" naquela rua, levando-a a ser batizada como "penny" — uma palavra em inglês para moeda.

No entanto, ele frisou que, caso a conexão com James Penny seja comprovada, a prefeitura vai tomar atitudes imediatas. "Algo precisará ser feito. Aquela placa estará em perigo, e eu imagino que poderemos renomear a rua", disse.

O Museu da Escravidão de Liverpool está participando da investigação, e disse que a evidência ligando a Penny Lane a James Penny ainda é "inconclusiva".