Topo

Banksy aborda racismo em nova obra e sugere eternizar derrubada de estátua

Nova obra de Banksy aborda racismo e faz referência à derrubada da estátua que homenageava um escravocrata - Reprodução/Instagram
Nova obra de Banksy aborda racismo e faz referência à derrubada da estátua que homenageava um escravocrata Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

09/06/2020 11h22Atualizada em 09/06/2020 15h09

O artista Banksy revelou sua nova obra. Com um post no Instagram, ele abordou o debate antirracismo que vem sendo tratado no mundo após o assassinato de George Floyd, ex-segurança negro morto por policiais brancos nos Estados Unidos.

Na arte compartilhada por Banksy, vê-se a derrubada de uma estátua, como aconteceu no fim de semana quando uma obra que representava um traficante de escravos foi jogada em um rio, em Bristol (Inglaterra).

Banksy propõe uma solução para deixar "todos felizes":

"Aqui vai uma ideia para os que sentem falta da estátua de [Edward] Colston e os que não sentem. Nós o puxamos da água, colocamos de volta, amarramos cabos ao redor do seu pescoço e fazemos estátuas de bronze em tamanho real de manifestantes puxando-o para baixo. Todos felizes. Um dia em comemoração", afirmou o artista, na legenda de seu post, sugerindo imortalizar a derrubada do fim de semana.

Os protestos antirracismo vêm trazendo debates semelhantes sobre estátuas com passado condenável em diversos lugares do mundo, como a Bélgica. Londres também prometeu retirar outras obras que retratam escravocratas.