Topo

Ator de 'Detetive Pikachu' se assume queer e revela namoro em protesto

Justice Smith posa com o namorado, Nicholas L. Ashe - Reprodução/Instagram
Justice Smith posa com o namorado, Nicholas L. Ashe Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

06/06/2020 14h53

Justice Smith, conhecido por seus papéis em "Pokémon: Detetive Pikachu", "Jurassic World: Reino Ameaçado" e "Por Lugares Incríveis", se assumiu queer no Instagram. O ator também revelou que está namorando o colega de profissão Nicholas L. Ashe, da série "Queen Sugar".

"Nic e eu fomos a um protesto em Nova Orleans [nos EUA] hoje", escreveu ele, se referindo a uma das manifestações que eclodiram pelo país após a morte do segurança negro George Floyd sob custódia policial. "Nós bradamos: 'Vidas negras trans importam', 'vidas negras queer importam', 'todas as vidas negras importam'".

'Desapontado'

"Como um homem negro queer, eu me senti desapontado ao ver pessoas ansiosas para dizer que vidas negras importam ['black lives matter'], mas hesitando ao incluir a palavra trans/queer na frase. Eu quero reiterar uma coisa: se o seu movimento não inclui vozes negras queer, ele não é antirracista", comentou Smith.

"Se a sua revolução se sente bem em deixar pessoas negras trans como Tony McDade morrerem para liberar apenas homens negros cisgênero e héteros, ela não é antirracista. Você está tentando lutar contra um sistema desenhado contra você, mas não quer deixar ninguém vir junto", escreveu ainda.

"Está no nosso condicionamento tentar chegar o mais perto possível da branquitude, da heteronormatividade, da masculinidade, porque é nesses lugares que estão o poder. Se a gente conseguir que eles gostem de nós, talvez nos deem um pedaço desse poder", continuou.

"A revolução não pode ser sobre fazer com que eles gostem de nós. Tem que ser sobre reivindicar coisas que deveriam ser nossas desde o começo. O que deveria ser dado a indivíduos negros, queer, trans desde o começo: o direito de existir, viver e prosperar, em público, sem medo de perseguição e violência", explicou.

Namoro

Para terminar sua mensagem de maneira positiva, Smith colocou fotos suas com o namorado, Ashe, no post. "Há tanta tragédia na timeline neste momento, então adicionei algumas fotos minhas com Nic para mostrar um pouco de #alegrianegra #amornegro #amorqueernegro", escreveu.

"Você tem sido minha rocha e meu farol durante todo este momento, e eu te amo tanto. Eu sei que do outro lado disso tudo há uma mudança, mas a luta está só começando", se declarou ainda.

justice Smith - John Lamparski/WireImage - John Lamparski/WireImage
Justice Smith em evento de promoção de 'Pokémon: Detetive Pikachu', em Nova York (EUA)
Imagem: John Lamparski/WireImage