Topo

Lady Gaga doa para 10 organizações antirracistas e apoia protestos nos EUA

Lady Gaga chamou o racismo de "problema sistêmico" nos Estados Unidos - Stuart C. Wilson/Getty Images
Lady Gaga chamou o racismo de "problema sistêmico" nos Estados Unidos Imagem: Stuart C. Wilson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/06/2020 08h53Atualizada em 04/06/2020 13h05

Lady Gaga usou o Instagram para listar dez organizações engajadas na luta antirracista que ela vai apoiar com doações, encorajando os fãs a fazerem o mesmo, ou mesmo se voluntariarem para ações de ativismo.

Em um longo texto, ela explicou seus sentimentos sobre os protestos por justiça racial que têm se espalhado pelos EUA desde a morte do segurança negro George Floyd sob custódia policial.

"Por causa das vozes das pessoas, um princípio sobre o qual o nosso país foi fundado, todos os quatro policiais que participaram do assassinato brutal e racista de George Floyd agora estão presos. Eu espero que todos os policiais que participam ou já participaram de qualquer atividade racista sejam punidos pela lei e ordem, embora saibamos que a lei e ordem neste país é predicada no racismo e na corrupção", escreveu.

"Estamos mais uma vez testemunhando a evidência devastadora e inegável da brutalidade policial, e do preconceito de promotores e políticos locais. Eu desejo que as famílias das vidas negras que foram tiradas de nós possam ver justiça e cura, embora acredite que muitos de nós saibamos que não podemos prometer isso a elas", continuou Gaga.

"Eu aplaudo os cidadãos corajosos desta nação, que estão falando sobre tudo isso, e apoio as vozes nunca apoiadas da comunidade negra. Eu desejo que suas vozes sejam ouvidas altas e claras, que eles se sintam amados e amplificados pelos seus aliados."

Luta continua

A cantora pediu união contra o que chamou de "problema sistêmico" nos Estados Unidos e listou as organizações para as quais pretende fazer doações.

"Eu sei que vocês sabem o quanto eu acredito na gentileza. O espírito deste movimento é fundado em um sonho universal de gentileza, e é precisamente esta mesma gentileza que eu desejo para todos que estão sofrendo nesta noite. Eu tenho infinita compaixão no meu coração enquanto lutamos, como nação, para encontrar soluções ousadas e efetivas para um problema sistêmico que infesta o nosso país desde o seu nascimento", refletiu Gaga.

"Aqui estão algumas organizações ativistas importantes para as quais vou doar algum dinheiro, a fim de apoiar a luta por justiça social e racial, que continua. Eu encorajo vocês a aprenderem sobre o trabalho importante que elas fazem, e descobrirem como podem se envolver. Vidas negras importam", completou.