Topo

Spotify cria playlist e muda capa de outras em apoio ao Black Lives Matter

racismo black lives matter - Getty Images
racismo black lives matter Imagem: Getty Images

Caio Coletti

Do UOL, em São Paulo

02/06/2020 09h37Atualizada em 02/06/2020 11h30

O Spotify amanheceu hoje com manifestações de apoio ao movimento "Black Lives Matter" ("Vidas Negras Importam"), que tem liderado protestos pelos EUA desde a morte do segurança negro George Floyd sob custódia policial.

Para começar, a plataforma de streaming criou uma nova playlist batizada com o nome do movimento, trazendo "canções de empoderamento e orgulho". James Brown, Kendrick Lamar, Childish Gambino, 2Pac, Stevie Wonder, John Legend, Nina Simone e mais artistas negros de destaque estão na seleção.

Mudança de capa

Além disso, várias das principais playlists já estabelecidas pelo aplicativo ganharão novas capas e terão sua descrição substituída pela frase que batiza o movimento.

Ao UOL, o Spotify confirmou que as três playlists brasileiras mais ouvidas participarão da ação: Top Brasil, Esquenta Sertanejo e Funk Hits. Juntas, elas somam mais de 13 milhões de seguidores.

Top Brasil, Esquenta Sertanejo e Funk Hits: principais playlists brasileiras mudam de cara no Spotify por uma boa causa - Divulgação/Spotify - Divulgação/Spotify
Top Brasil, Esquenta Sertanejo e Funk Hits: principais playlists brasileiras mudam de cara no Spotify para apoiar movimento contra o racismo
Imagem: Divulgação/Spotify

Black Out Tuesday

A ação do Spotify faz parte do contexto da Black Out Tuesday, idealizada por membros da indústria musical como forma de se solidarizar com os protestos. Várias gravadoras e artistas prometeram fazer um dia de silêncio, sem lançamentos, em apoio aos ativistas.

A plataforma de streaming vai contribuir com uma paralisação de suas contas nas redes sociais e encorajou os funcionários a doarem para organizações focadas na luta contra o racismo. A empresa promete doar a mesma quantia que cada funcionário, assim dobrando a contribuição.