Topo

Viola Davis divulga petição que pede justiça para jovem morto pela polícia

Viola Davis, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, demonstra solidariedade por jovem negro morto - Divulgação
Viola Davis, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, demonstra solidariedade por jovem negro morto Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/06/2020 19h09

A atriz Viola Davis divulgou ontem em seu Twitter um abaixo-assinado que pede justiça pela morte do menino João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos, morto no dia 18 com um tiro de fuzil durante operação policial no Rio de Janeiro.

Na postagem, ela também utilizou a #BlackLivesMatter ("Vidas negras importam", em tradução do inglês), frase que tem sido utilizada principalmente nos Estados Unidos para nomear o movimento que se opõe à violência policial contra pessoas negras. A petição compartilhada pela atriz já alcançou mais de 1,1 milhão de assinaturas.

O protesto pela morte de João Pedro, que aconteceu ontem na frente do Palácio Guanabara, no Rio, também foi chamado de "Vidas negras importam".

As mortes de George Floyd (homem negro assassinado pela polícia estadunidense) e de João Pedro, no Brasil, têm erguido o debate sobre o racismo estrutural e sua influência em ações policiais, fazendo com que figuras públicas, empresas e instituições aqui e no exterior se manifestem sobre o assunto.

Na seção de comentários do tuíte de Viola, os atores Babu Santana e Bruno Gagliasso, assim como a jornalista Cecília Oliveira e a ex-BBB Thelma Assis demonstraram apoio à causa.