Topo

Festas juninas se adaptam à pandemia: saiba quais 'arraiás' rolarão on-line

Festa junina - Agência Brasil
Festa junina Imagem: Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

31/05/2020 04h00

Uma tragédia se abateu sobre a internet. Nossas amadas festas juninas, com seus festivais de música e deliciosas comidas típicas, tiveram que ser canceladas ou adiadas em todo o país, na esteira da pandemia do novo coronavírus. Você ficou triste com essa notícia? Nós ficamos, e muito. Mas, tudo bem, alguns eventos vão continuar acontecendo da mesma forma, só que na internet, por meio de lives.

Não é a mesma coisa, mas não deixa de ser um afago. Adaptando-se aos novos tempos, organizadores tentarão reproduzir da forma que podem o ambiente das festas juninas. Haverá shows, danças de quadrilha virtuais, brincadeiras para fazer em casa e, em alguns casos, até serviço de delivery. Interessou? Veja a seguir algumas das festas virtuais que já estão confirmadas, todas de graça.

O São João de Campina em Casa

Conhecida como "Maior São João do Mundo" a festa que aconteceria de 5 de junho a 5 julho, com shows de Simone e Simaria, Gustavo Mioto, entre outros, foi adiada para outubro, mas antes terá uma versão on-line. Serão seis transmissões beneficentes transmitidas pela internet, com "entretenimento, informação, cultura e música". A cantora Elba Ramalho já confirmou presença em live no dia 23 de junho.

Onde ver Canal "O São João de Campina em Casa" no Youtube Instagram, Facebook

Arraial on-line do grupo teatral 2 Mililitros

Ao longo do mês de junho, as redes sociais da cia. de teatro 2 Mililitros divulgarão programação temática para toda a família com contação de histórias, lives gastronômicas, bingo, arrasta-pé e até correio elegante. Tudo pela internet. Metade das doações arrecadadas até o dia 30 de junho será revertida ao Projeto Novos Sonhos, que atende a crianças e adolescentes da Cracolândia, em São Paulo.

Imagem da companhia teatral 2mililitros - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Onde ver No Instagram @2mililitros

"Festa Junina em Casa"

Festa Junina da Paróquia Nossa Senhora do Lago, em Brasília - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A Paróquia Nossa Senhora do Lago, em Brasília, promoverá uma festa digital no dia 7 de junho. Haverá celebração de missa, show de forró, comes e bebes, bingo, sorteios e outras atrações, incluindo concurso de trajes caipiras com fotos enviadas pelo público. Atenção, adoradores da culinária junina: comidas típicas serão entrevia por delivery na capital federal.

Onde ver www.acessoingresso.com.br e no instagram @acessoingresso

Arraial junino do Colégio Positivo

O Colégio Positivo de Curitiba convocou os 20 mil alunos de sua rede para sua primeira festa transmita pela internet, no dia 6 de junho. A festa terá começará às 16h e, segundo a instituição, terá muitas brincadeiras. "Promete algumas horas de diversão, muitas surpresas e reunião com colegas e professores", diz a página do colégio.

Onde ver pelo canal do YouTube do colégio

Lives de artistas

Sem poder fazer shows e movimentar a agenda, vários cantores já confirmaram que farão lives temáticas no mês de junho, com decoração, repertório e até comida —isso é maldade— inspirada nas festividades de São João. Veja abaixo alguns dos que já confirmaram.

Arraiá Bell Marques

Quando dia 6 de junho, a partir das 18h.

Onde ver YouTube

Arraiá do Wesley Safadão e Convidados

Quando dia 20 de junho, a partir das 18h.

Onde ver YouTube

Gustavo Mioto (São João do Mioto)

Quando 19 de junho

Onde ver YouTube, a partir das 20h

Belo (Arraiá do Belo)

Quando 20 de junho

Onde ver YouTube, a partir das 15h

Jonas Esticado

Quando 19 de junho

Onde ver YouTube, a partir das 21h

Mano Walter

Quando 5 de junho, a partir das 20h

Onde ver YouTube

Xand Avião*

Quando 13 de junho

Onde ver YouTube, a partir das 19h

*com produção da festa junina Carvalheira na Fogueira, de Gravatá (PE)