Topo

'Space Force': Para Lisa Kudrow, série mostra que há gente decente no poder

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

30/05/2020 04h00

Sátira com o presidente dos Estados Unidos? Tem. Piadinhas com a nova corrida espacial? Sim. Brincadeiras sobre como a ciência e a política nem sempre estão de acordo? Também. "Space Force", a nova série de comédia da Netflix, brinca com coisa séria. Mas também deixa uma uma mensagem positiva neste momento, como acredita a atriz Lisa Kudrow.

Para mim, a mensagem mais otimista da série é: 'Não se preocupe, porque há pessoas no poder que são decentes e responsáveis'. Acho isso muito reconfortante.

Lisa é uma das atrizes da série que conversaram com o UOL (você pode ver trechos da entrevista em vídeo acima). Ela interpreta Maggie, mulher de Mark Naird (Steve Carell), general que se vê, do dia para a noite, tendo que comandar a Força Espacial (que existe de verdade e é um novo braço das Forças Armadas dos EUA, anunciado por Donald Trump em 2018).

Naird tem algumas ideias, digamos, não muito científicas, que às vezes entram em choque com as de seu cientista-chefe, Dr. Adrian Mallory, vivido por John Malkovich —para quem esse conflito entre ciência e política sempre vai existir. "Se a ciência é essa busca contínua e incontrolável pela verdade, no mundo e no espaço, a ciência não tem necessariamente sido inocente no que estamos vivendo agora. Mas a ciência de verdade e a política sempre estarão em conflito", diz Malkovich. Para o ator, essa tensão vem de como nós nos relacionamos com a ciência:

Nós memorizamos que 2 + 2 = 4, mas quando os cientistas ou matemáticos tentam explicar o porquê, nós não estamos interessados, porque já sabemos que 2 + 2 = 4.

John Malkovich e Steve Carell em 'Space Force' - Aaron Epstein/Netflix - Aaron Epstein/Netflix
Imagem: Aaron Epstein/Netflix

Realidade vs. ficção

Brincar com uma instituição que existe de verdade, mas é tão recente, acabou sendo bem divertido para a atriz Tawny Newsome, que vive a capitã Angela Ali.

É um terreno muito fértil para nós, atores de comédia. Que tipo de obstáculo essas pessoas podem encontrar e quão absurdos podem ser? Tivemos muita liberdade na imensidão da ideia, no tamanho dos nossos sets e no talento dessas lendas da comédia com quem contracenamos. Nunca nos sentimos limitados.

E as particularidades de fazer um cientista ou um militar? "Cara, acho que não me preparei o suficiente, porque eu digo coisas cientificamente muito detalhadas, mas eu ainda não faço ideia do que elas significam", brinca Jimmy O. Yang, o Dr Chan.

Tawny conta que havia um consultor militar no set. "Há muitos detalhes intrincados no exército, no que diz respeito a como você se refere a generais, como você se porta em descanso ou em atenção, coisas que eu não fazia ideia. Acertar esses detalhes foi bem legal".

Tawny Newsome em cena de 'Space Force', série da Netflix - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

As cenas da atriz envolvem pilotagem de helicópteros e ela leva Naird de um lado para o outro —coisa que ela não tem a menor vontade de fazer na vida real.

Eu faço pilotar um helicóptero parecer convincente. Mas eu deveria pilotar um helicóptero de verdade? Com certeza não. Você não vai me ver lá em cima.

É meio 'The Office'?

"Space Force" foi criada por Carell e Greg Daniels, a mesma dupla por trás da versão americana de "The Office". E embora os criadores tenham atraído esse elenco estrelado, os atores são rápidos em ressaltar as diferenças das duas séries.

"Como alguém que é muito fã de 'The Office' e de Steve Carell e Greg Daniels, eu fiquei muito animada quando consegui o teste para a série", lembra Diana Silvers. A atriz, recém-saída de filmes como "Ma" e "Fora de Série", interpreta Erin, filha de Mark e Maggie.

No fim, não poderia ser mais diferente de 'The Office'. A série é ótima à sua própria maneira, e você tem esses dois gênios se juntando para fazer um trabalho incrível.

Ben Schwartz, que trabalhou por anos em "Parks & Recreation", outro programa que bebe no formato de "The Office", concorda: "Acho que o jeito mais fácil de mostrar o quão diferente são as duas séries é que 'Space Force' não é um 'mockumentary'. Não falamos com a câmera."

É quase como um 'Dr. Fantástico' ou um filme de Kubric, mas sobre o espaço. E é incrível porque colocar a comédia por cima disso tudo é um jeito muito divertido de passar informações.

E vai agradar fãs de 'Friends'?

Contamos para Lisa Kudrow que "Friends" ainda faz muito sucesso aqui no Brasil e pedimos para ela responder a uma questão: quais elementos de "Space Force" vão agradar aos fãs da sitcom? E ela entrou na brincadeira:

Ai, meu Deus. Eu não sei. Eu estou na série. Eu estou em 'Space Force' e em 'Friends'. Então tem isso. Mas são séries deferentes, com certeza. Ah, Greg Daniels e Steve Carrell estavam na mesma emissora que 'Friends'

Já é motivo suficiente para ver "Space Force", não?