Topo

Bourne voltará: tudo o que sabemos e provavelmente veremos no novo filme

Matt Damon em cena de "Jason Bourne"; ator não confirmou presença no retorno da franquia - Jasin Boland/Universal Pictures via AP
Matt Damon em cena de "Jason Bourne"; ator não confirmou presença no retorno da franquia Imagem: Jasin Boland/Universal Pictures via AP

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

27/05/2020 04h00

Fã de ação e espionagem, tremei! A bilionária franquia "Bourne", estrelada por Matt Damon, voltará aos cinemas depois de cinco bem-sucedidos capítulos, lançados entre 2002 e 2016. O produtor Frank Marshall confirmou estar à procura de um novo diretor para retrabalhar a história criada pelo escritor Robert Ludlum. Interessou e quer saber mais? Gruda aí no texto.

Como será este novo filme?

Já sabemos que os diretores Doug Liman, Paul Greengrass e Tony Gilroy, que comandaram os filmes anteriores, não retornarão. A ideia é fazer tudo novo. Provavelmente na forma de "reboot", com nova equipe e, provavelmente, novos atores. Roteiristas e premissa ainda não foram definidos. Mas é melhor esperar sentado. A pandemia do novo coronavírus paralisou Hollywood, e a produção deve começar para valer somente em 2021. Lançamento? Apenas em 2022 ou 2023.

Matt Damon (Bourne) e Jeremy Renner (Aaron Cross) voltarão?

Fãs devem lembrar que o quarto longa, "O Legado Bourne" (2012), expandiu o universo da franquia e apresentou um novo protagonista, o agente Aaron Cross (Jeremy Renner). O mais provável até o momento, no entanto, é que somente o personagem Bourne retorne, mas sem Matt Damon. O astro vem demostrando em entrevistas pouco interesse em retomar o papel, principalmente sem o diretor Paul Greengrass.

OPA! SE VOCÊ NÃO CURTE SPOILERS, É MELHOR PULAR ESTE E O PENÚLTIMO PARÁGRAFOS

Como terminou o último longa?

"Jason Bourne" (2016) trouxe o implacável —e quase sempre desmemoriado— protagonista mais uma vez fugindo da CIA e tendo de lidar com lembranças do passado, especialmente as do pai, o diretor da agência americana. O desfecho da história revela uma nova inimiga, a agente Heather Lee (Alicia Vikander), que pretendia matá-lo. Isso abriu a possibilidade de uma continuação. Mas será?

Como a história poderia continuar?

Imaginamos dois caminhos claros aqui: ou ela continua a trama de Heather Lee ou se volta à narrativa dos livros. Explicamos: ao contrário de todos os outros capítulos da saga cinematográfica, "Jason Bourne" não é baseado na literatura. Não muito intrincado e grandioso ao estilo hollywoodiano, o roteiro de 2016 foi escrito por Paul Greengrass, Christopher Rouse e o próprio Damon.

Uma publicação compartilhada por Matt Damon (@matt_damon_official) em

Saída pela literatura

Caso o filme retorne à cronologia dos livros, o próximo da fila é "A Traição de Bourne" (Rocco). A obra foi editada originalmente em 2007, três anos após "O Legado Bourne", que serviu como base para o longa homônimo. Um adendo aqui: essa nova saga ainda não foi concluída e vem sendo desenvolvida por outro escritor, Eric Van Lustbader. Ludlum, autor apenas dos três primeiros livros, morreu em 2001.

Imagem da versão em inglês do livro "A Traição de Bourne", de Eric Van Lustbader - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem da edição em inglês do livro "A Traição de Bourne", de Eric Van Lustbader
Imagem: Reprodução/Facebook

E como é esse livro?

Bourne volta à cena para salvar seu melhor amigo, o agente Martin Lindros, sequestrado na Etiópia por terroristas árabes que planejam um ataque nuclear aos EUA. No fim, nosso herói aniquila o líder da rede Dujja antes de tentar desmantelar uma bomba. Uma cena cinematograficamente emocional, mas talvez um pouco datada para a geopolítica atual.

Matt Damon em cena de "O Ultimato Bourne" (2007) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Na internet, vale tudo

Fãs não estão nem aí e já fizeram até um teaser de zoeira (veja abaixo), com participação de Dwayne "The Rock" Johnson. Você gostaria de vê-lo mudando de ares e virando agente secreto? Aguardemos por essa nova pedrada.