Topo

Jimmy Fallon pede desculpas por 'blackface' em quadro do 'SNL' no ano 2000

Jimmy Fallon pediu desculpas em seu Twitter por ter feito "blackface" no programa humorístico "Saturday Night Live" - Chris Pizzello/Invision/AP
Jimmy Fallon pediu desculpas em seu Twitter por ter feito "blackface" no programa humorístico "Saturday Night Live" Imagem: Chris Pizzello/Invision/AP

Do UOL, em São Paulo

27/05/2020 14h45

Jimmy Fallon pediu desculpas ontem em seu Twitter por ter feito "blackface" em um quadro do programa humorístico "Saturday Night Live", que foi ao ar no ano 2000. No vídeo que viralizou, o humorista aparece com o rosto pintado de marrom e com uma peruca, imitando o também comediante Chris Rock.

A prática do "blackface" tem forte estigma racista, especialmente nos Estados Unidos, onde foi utilizado durante mais de cem anos para ridicularizar e reforçar esteriótipos da população negra. Com o ressurgimento do vídeo de Fallon, a #JimmyFallonisoverparty (#JimmyFallonEstáCancelado, em tradução livre do inglês) entrou nos trending topics do Twitter.

"Em 2000, enquanto estava no SNL, tomei uma péssima decisão de fazer uma representação de Chris Rock enquanto praticava 'blackface'. Não há desculpa para isso. Sinto muito por ter tomado essa decisão inquestionavelmente ofensiva e agradeço a todos por me responsabilizarem", afirmou Fallon em tuíte.

No ano passado, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, também se desculpou após imagens suas praticando "blackface" ressurgirem na internet.