Topo

J.K. Rowling vai publicar livro infantil online e de graça; saiba tudo

J.K. Rowling - Dan Hallman/AP
J.K. Rowling Imagem: Dan Hallman/AP

Do UOL, em São Paulo

26/05/2020 09h31

J.K. Rowling surpreendeu os fãs, hoje, com o anúncio de um novo livro. No Twitter, a escritora britânica disse que vai publicar a história infantil "The Ickabog", originalmente criada dez anos atrás — e "engavetada" desde então.

Antes de explicar qualquer coisa sobre o novo lançamento, que seguirá um formato diferente do comum, Rowling quis esclarecer qualquer possível confusão: "Este livro não é um spin-off de 'Harry Potter'", escreveu.

Publicação online

Em seguida, Rowling explicou aos seguidores que "The Ickabog" aparecerá primeiramente neste site, de graça. Um ou dois capítulos da história serão postados (em inglês) todos os dias de semana, de hoje até 10 de julho.

A autora explicou que se decidiu pelo formato para que "crianças em quarentena, ou mesmo aquelas que estão retornando à escola nestes tempos estranhos e desconfortáveis, possam ler ou ouvir enquanto alguém lê para elas".

Ilustrações

Depois da disponibilizado na íntegra online, "The Ickabog" será publicado no formato tradicional, mas Rowling tinha outro anúncio para fazer: ela quer que o público, especialmente as crianças que lerem o livro, enviem ilustrações para a versão impressa.

Ela esclareceu que os editores de cada país é que vão decidir quais das ilustrações enviadas irão parar no livro, mas incentivou os fãs a postarem no Twitter para que ela possa "repostar e comentar" os desenhos.

Doação

"Por fim, eu gostaria de anunciar que pretendo doar os meus royalties de 'The Ickabog' para organizações ajudando os grupos mais impactados pela covid-19", escreveu Rowling. "Mais detalhes serão revelados nos próximos meses".

"Os dois primeiros capítulos de 'The Ickabog' estarão disponíveis nas próximas horas. Se você lê-los ou ouvi-los de alguém, espero que goste", completou.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do originalmente informado nesta nota, 'The Ickabog' não foi escrito antes de 'Harry Potter'. A informação foi corrigida.