Topo

Homenagem sem contato: Procura por carros de som cresce durante pandemia

Família escolheu carro de som para homenagear matriarcas no Dia das Mães - Arquivo pessoal
Família escolheu carro de som para homenagear matriarcas no Dia das Mães Imagem: Arquivo pessoal

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

18/05/2020 04h00

A quarentena e o isolamento social foram responsáveis pelo cancelamento de muitos planejamentos, especialmente festas e reuniões. As pessoas precisaram de criatividade para não deixar que datas especiais, aniversários e outros momentos especiais passassem em branco.

Foi aí que uma moda comum nos anos 1990 voltou à tona: os carros de som com homenagens. Que jeito melhor de alegrar algum parente ou amigo sem precisar quebrar a quarentena?

A ex-BBB Gizelly Bicalho, por exemplo, caiu nas graças da brincadeira. Desde que saiu da casa, a advogada já recebeu dois carros de som com homenagens em frente ao seu portão.

Dia das Mães movimentado

Kariane Alves, dona da Love Car - Loucuras de Amor, em São Paulo, viu a procura crescer durante a pandemia. O Dia das Mães deste ano foi mais movimentado do que nunca: 17 homenagens ao longo do dia. "Ano passado, fizemos só dez. Nem consegui atender a tantos pedidos. Comecei em Taboão da Serra e acabei em Mogi das Cruzes", festeja Kariane. "É triste pelo que estamos passando, mas é prazeiroso porque vemos que estamos contribuindo para homenagear quem está em casa protegido."

KARI1 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Homenagem promovida por Kariane para Olga no Dia das Mães
Imagem: Arquivo pessoal

Ela conta que, quando as primeiras notícias sobre a covid-19 começaram a se espalhar, os pedidos caíram drasticamente, mas conforme as semanas passaram e as festas foram sendo canceladas, o volume aumentou. Mesmo caso de Elaine Matheus, proprietária da Loucura de Amor Top há 15 anos.

"Como o brasileiro é criativo, o carro substitui a presença da pessoa. Antes, o carro era parte da festa. Agora, não temos mais a festa, mas o carro pode passar as mensagens para o homenageado", explica Elaine.

Cuidados com a pandemia

Mesmo sendo uma alternativa durante a pandemia, os cuidados foram redobrados para evitar o contágio. "A gente desinfeta o carro inteiro e, quem contratou a homenagem, pode assistir ao momento de dentro do carro dele também", explica Elaine.

"Sempre temos álcool-gel por perto e os clientes precisam usar máscara. Antes, deixávamos eles falarem suas mensagens no microfone, mas agora pedimos para enviar os áudios para não ter esse contato", conta Kariane.

Os homenageados conseguem assistir tudo de dentro de casa ou até mesmo pela varanda dos prédios, como foi o caso de Jacqueline Roman, que preparou a surpresa para a mãe, Maria, e a avó, Camila.

Maria e Camila se emocionam com homenagem da família

UOL Entretenimento

"Tive a ideia junto com a minha irmã. Nos emocionamos muito, foi lindo ver a filmagem da reação delas. Um momento único", relembra Jacqueline. "É triste não podermos abraçá-las, principalmente porque somos uma família muito unida. É uma sensação boa, mas ao mesmo tempo de apertar o coração."

Brunna Leonor, moradora do Tatuapé, também em São Paulo, resolveu homenagear a sogra, Olga, que está sozinha em seu apartamento desde o início da pandemia. "A mensagem serviu como um abraço. Ela se emocionou muito. Nunca a vi chorando tanto. Os vizinhos também se divertiram e dançaram", relembra. "Quis escrever uma mensagem para quem perdeu a mãe como eu. Ao invés de ficar triste em casa, essa foi uma maneira de alegrar meu dia também."

Músicas que tocam o coração

Quando se contrata a homenagem de um desses carros de som, o cliente paga por um pacote que inclui a mensagem da família, presentinhos especiais como bombons ou champagne e, é claro, uma seleção de músicas que o homenageado gosta.

No caso de Olga, o artista escolhido foi Zeca Pagodinho. "Minha sogra diz que, quando está triste em casa, coloca as músicas dele para se alegrar", conta Brunna. Entre os que sempre fazem sucesso nos pedidos estão Roberto Carlos e a dupla Zezé Di Camargo e Luciano.

"Músicas que estão sendo muito pedidas agora são 'Casal Raiz', do Xand Avião; 'Mulher Maravilha', de Zé Neto e Cristiano; e 'Jura Juradinho', da dupla Carol e Vitória", revela Kariane. "Pedem muito Xuxa, 'Trem Bala' (de Ana Vilela), até músicas gospel e funk", diz Elaine.

Os pacotes de Eliane, inclusive, incluem um detalhe: ela escreve cartas especiais baseadas na personalidade do homenageado. "É muito gostoso o feedback porque a galera fica impactada com o conteúdo da carta. Todo mundo realmente se surpreende. Não espera que vai ser tão legal."

Todo tipo de homenagem

Não é só em aniversários e datas especiais que os carros são solicitados. Os pedidos acontecem para chás de bebê e até para reconciliações de casais, especialmente agora que a quarentena dificultou a convivência.

"A pessoa entra em contato e conta sobre a briga ou discussão que teve com o cônjuge. Nós ficamos de olho: quando é um marido que diz que agrediu a mulher, não atendemos. Mas teve um recente que uma esposa foi flagrada pelo marido conversando com outro homem, mas era só um amigo gay. Ela nos chamou e fomos até a porta dele pela reconciliação", revela Kariane.

No final, a homenagem acaba sendo recompensadora até para quem trabalha dedicada à isso. "Não tem como não se emocionar, né? Causar alegria nas pessoas contagia a gente também", diz Elaine.

"Esse ano está sendo muito difícil. A gente homenageia as mães, vê as lágrimas delas e pensa na nossa. É uma esperança que as pessoas procuram. Um recado que diz: 'Aguenta só mais um pouco, não esquecemos de você, não saiam de casa'", conclui Kariane.