Topo

Wanessa revê turnê e grava composição com Zezé nos 20 anos de carreira

Wanessa Camargo no clipe de "Inquebrável" - Divulgação
Wanessa Camargo no clipe de 'Inquebrável' Imagem: Divulgação

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 12h00

Quando este repórter estava esperando para entrevistar Wanessa Camargo, na última quinta-feira, rolou uma coisa curiosa: nos stories do Instagram, uma amiga ouvia justamente "O Amor Não Deixa", um dos maiores sucessos da cantora, lançado quando ela tinha 17 anos. Agora, ao completar 20 anos de carreira, Wanessa ainda se emociona ao saber que suas músicas continuam reverberando por aí.

Tenho Muita gratidão. Olhar tudo o que foi feito, conquistado, toda essa conexão que existiu com as pessoas que conheci por causa do meu trabalho. Saber que de alguma forma algo que eu fiz com 17 anos está hoje ainda fazendo alguém feliz...Você tem que ter muita gratidão. Eu trabalho com aquilo que amo, é um privilégio que pouca gente tem

Nesta sexta-feira (15), Wanessa lança a primeira parte de seu projeto "Fragmentos", que dá início às comemorações de seus 20 anos de carreira. Ao longo dos próximos meses, a cantora lançará uma série de produtos, entre músicas, minidocumentários e até mesmo releituras de seus hits.

Hoje são lançadas três faixas: "Incapaz", "Nem Ela, Nem Eu" e "Inquebrável". "Incapaz" é uma parceria de Wanessa com seu pai, Zezé Di Camargo, descrita pela cantora como uma música forte em poesia. "Nem Ela, Nem Eu" tem estilo sofrência e traz uma mensagem de sororidade. Já "Inquebrável" é uma parceria com a cantora mexicana Maria Leon.

Você não sabe a honra que é escrever com meu pai. Fico muito emocionada de cantar com ele, mas na hora de compor, sei que a alma dele está na escrita. Poder fazer uma música com ele é como se a gente estivesse escrevendo um capítulo de um livro. É muito mágico

O projeto, na verdade, acabou ficando bastante diferente do que foi planejado inicialmente, devido à pandemia do novo coronavírus.

Mudou o nome, mudaram as ideias, tudo se modificou. A gente ia fazer um EP com cinco músicas, que teriam cinco clipes, gravados em maio: estavam interligados, produção com 50 bailarinos. Ia ter o show de DVD de 20 anos, uma turnê que ia se iniciar em outubro...

Apesar disso, a cantora se mostra animada com os desafios.

As coisas não estão iguais, vamos ter que trabalhar com mais criatividade, menos superprodução. A gente fez um vídeo caseiro para 'Inquebrável', mas surpreendeu. E a gente gastou zero. A gente está fazendo do limão uma limonada. O projeto até cresceu de ideias. Talvez não tenha nem show, então o que podemos fazer para comemorar 20 anos? Vamos criar! Relembrar as coisas, fazer diferente. Foi bem legal ter que sair da casinha", destaca.

Ela também vê o projeto como uma oportunidade de se reinventar.

"Às vezes, as coisas começam a ficar no mesmo lugar, a gente para de se emocionar, começa a achar que tudo está garantido, porque vão sempre estar. Por exemplo, eu fui fazer a live e parecia que nunca tinha feito um show. Estava tão nervosa. Você entende que cada segundo da vida é um presente, você começa a ver as coisas com outros olhos", afirma.

A ideia toda desse trabalho, mesmo que tenha fugido um pouco do caminho, sempre foi compartilhar amor. A ideia é voltar para esse lugar, trocar, levar conexão.