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Coronavírus: serviço de streaming ganha 4,6 mi de assinantes no Reino Unido

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 11h40

Quase 5 milhões de famílias se tornaram assinantes de um serviço de streaming desde o início da quarentena no Reino Unido, de acordo com dados de uma pesquisa apresentados hoje pelo site do Guardian. Netflix, Amazon Prime e Disney+ estão entre as empresas que ganharam novos usuários interessados em algum tipo de "alívio" para as dificuldades do isolamento social.

De acordo com o levantamento feito pela Oliver and Ohlbaum Associates, estima-se que existam 4,6 milhões de novas inscrições para ofertas de vídeo sob demanda por assinatura (SVOD). Grande parte da rotina britânica anterior à pandemia foi interrompida no final de março.

O bloqueio proporcionou as condições perfeitas de lançamento para a Disney +, que estreou no Reino Unido em 24 de março, um dia após o primeiro ministro Boris Johnson ordenar que todos no país ficassem em casa.

Lançado com títulos que incluem a série live-action The Mandalorian, da franquia Star Wars, o Disney+ atraiu aproximadamente 1,6 milhão de assinantes no Reino Unido em seu primeiro mês. E 85% desses novos clientes afirmaram que continuarão a usar o serviço após o término da crise sanitária.

A pesquisa constatou que 25% dos entrevistados estavam mais dispostos a considerar assinar um serviço de streaming durante a quarentena do que antes da crise.

"O apetite por entretenimento novo durante o bloqueio quando o conteúdo dos canais tradicionais se esgota, juntamente com o aumento da demanda por conteúdo de TV em todos os momentos do dia, está contribuindo para que os consumidores reavaliem os serviços SVOD", concluem os autores do relatório.

Os serviços de streaming também são atraentes em seu baixo custo e flexibilidade. Os assinantes recebem uma avaliação gratuita de um mês e podem cancelar a qualquer momento, ao contrário da maioria dos pacotes de TV paga, com períodos mais longos de fidelidade e custos muito mais altos.

"Eles oferecem uma opção potencialmente mais barata à TV paga tradicional, algo a que os consumidores provavelmente se tornarão mais sintonizados a médio e longo prazo", afirma o relatório.

No Reino Unido, a Netflix é líder de mercado, com 12,4 milhões de assinantes, de acordo com os números mais recentes do Barb, órgão de medição de TV. O Prime Video, da Amazon, ocupa o segundo lugar, com pouco mais de 7 milhões de assinantes.

Os novos números de assinantes globais do primeiro trimestre da Netflix alcançaram mais do que o dobro da sua previsão, em 15,8 milhões, graças ao bloqueio no mundo todo.

O Disney+ atraiu 50 milhões de assinantes em todo o mundo em seis meses, embora muitos tenham esse serviço gratuitamente por um ano devido a acordos de distribuição com empresas de telecomunicações e TV. No entanto, a Netflix levou sete anos para atingir o mesmo marco depois de passar do aluguel de DVD pelo correio para o streaming em 2007.