Topo

"Da 5 Bloods": novo filme de Spike Lee tem imagens reveladas; confira

"Da 5 Bloods" entrará para o catálogo a Netflix em 12 de junho - Reprodução/Instagram @vanityfair
"Da 5 Bloods" entrará para o catálogo a Netflix em 12 de junho Imagem: Reprodução/Instagram @vanityfair

Do UOL, em São Paulo

14/05/2020 19h06

"Da 5 Bloods", novo filme de Spike Lee para a Netflix, teve imagens reveladas hoje pela revista "Vanity Fair". Ambientado no Vietnã pós-guerra, o longa entrará para o catálogo do serviço de streaming em 12 de junho.

"EXCLUSIVO: Sua primeira espiada em #Da5Bloods, de Spike Lee - um drama de guerra, uma caça ao tesouro e uma comédia de velhos rabugentos - está aqui. 'Não estou sendo desrespeitoso com nenhum filme do Vietnã', diz o diretor vencedor do Oscar. 'Exceto talvez com "Os Boinas-Verdes" (1968) com John Wayne'", diz a legenda da imagem postada no Instagram.

No site da "Vanity Fair", Spike também comentou alguns aspectos do filme, citando o papel dos negros da Guerra do Vietnã (1955 - 1975) e as consequências da morte de Martin Luther King no período.

"Deixe-me te contar uma história: as Forças Armadas dos Estados Unidos quase se separaram quando soldados negros souberam que o Dr. King foi assassinado. Eles também ouviram dizer que seus irmãos e irmãs estavam se revoltando em mais de 100 cidades em toda a América. O ponto da ruptura chegou muito perto; os soldados negros estavam se preparando para se revoltar no Vietnã - e não contra os vietcongues ".

"Sempre acreditamos neste país. Por isso lutamos por esse país na Guerra Civil, mesmo sabendo que éramos escravos".

Lee também fala da diversidade dos personagens no filme, que conta inclusive com um apoiador do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"É algo que minha mãe me ensinou muito cedo. Ela dizia: 'Spike, todos os negros não são iguais. Todos os negros não são parecidos ou pensam da mesma forma. 'Então, nós temos [no filme] esse grupo, e eu tive que mostrar algum tipo de diversidade entre esses homens afro-americanos".

Em "Da 5 Bloods", quatro veteranos de guerra retornam ao Vietnã para encontrar o corpo do comandante de sua unidade, que morreu em batalha, mas confidenciou aos soldados que havia enterrado um tesouro em algum lugar do país.

O elenco tem nomes como Chadwick Boseman (o Pantera Negra), Jean Reno ("O Profissional"), Delroy Lindo ("The Good Fight"), Jonathan Majors ("A Rebelião") e Paul Walter Hauser ("Eu, Tonya").

Além de dirigir, Lee escreveu o roteiro ao lado de Kevin Willmott, seu parceiro em "Infiltrado na Klan".