Topo

Cid Moreira dá dicas de filmes e séries para passar a quarentena

Cid Moreira - Rodrigo Souto/UOL
Cid Moreira Imagem: Rodrigo Souto/UOL

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

12/05/2020 04h00

Quando não está produzindo seu podcast ou se exercitando no sítio em que vive na região de Itaipava (RJ), Cid Moreira, 92 anos, não abre mão de outra rotina na quarentena, semelhante à de milhões de brasileiros: tentar assistir a pelo menos um filme ou um episódio de série diariamente.

Cid diz estar se "esbaldando" em sua coleção de DVDs e nas plataformas de streaming, devorando produções de diversas épocas e gêneros. E, a pedido do UOL, ele fez quatro recomendações para deixar sua quarentena mais culturalmente rica e tranquila —ou, no mínimo, menos entediante.

1. "Hebe: A Estrela do Brasil" (2019)

O filme foi lançado nos cinemas em 26 de setembro de 2019, mas está disponível na Globoplay desde 13 de dezembro, em formato de minissérie, com dez episódios que incluem cenas extras. "É um prazer conhecer mais da história da minha saudosa conterrânea", resume Cid Moreira, que, assim como Hebe, também nasceu em Taubaté (SP).

Onde ver: Globoplay, YouTube e Google Play

2. "Sessão de Terapia" (2012-2019)

A série criada e posteriormente estrelada por Selton Mello, que mergulha em sessões psicoterápicas, foi exibida pelo GNT entre 2012 e 2014 em três temporadas. Em 2019, retornou com mais uma leva, de 35 episódios, disponíveis no Globoplay. "Vi por insistência da Fátima [mulher de Cid]. Ela tem um ótimo gosto. Os temas são muito interessantes."

Onder ver: Globoplay

3. "Anastácia, a Princesa Esquecida" (1956)

Cid Moreira também assistiu e recomenda altamente este clássico estrelado por Ingrid Bergman e dirigido por Anatole Litvak, que mistura política, romance e manipulação. A história de uma refugiada com amnésia, que um general russo tenta "transformar" na filha do último czar russo, fez história e rendeu Oscar e Globo de Ouro de melhor atriz à sueca.

Onde ver: YouTube, Google Play, Apple iTunes, entre outros

4. "Anna e o Rei do Sião" (1946)

Mais um clássico, este dirigido por John Cromwell e com roteiro baseado no livro de mesmo nome escrito por Margaret Landon. Conta a história de uma jovem viúva inglesa (Irene Dunne) que aceita trabalhar como professora dos herdeiros da família real do Sião, tornando-se confidente e conselheira diplomática do rei (Rex Harrison). Venceu dois Oscars (direção de arte e fotografia) e, em 1999, baseou "Anna e o Rei", estrelado por Jodie Foster.

Onde ver: DVD