Topo

Cinemas testam serviços com robôs e sem contato físico na Coreia do Sul

Principais lançamentos foram adiados na Coreia do Sul por causa do coronavírus - Divulgação/Crystal Cruises
Principais lançamentos foram adiados na Coreia do Sul por causa do coronavírus Imagem: Divulgação/Crystal Cruises

Do UOL, em São Paulo

11/05/2020 09h54

Cinemas da Coreia do Sul estão testando e implantando tecnologia sem contato físico com humanos para o uso nos cinemas após a pandemia do novo coronavírus. Os testes incluem quiosques automatizados, uso de aplicativos para a compra de bilhetes e uso de robôs.

O uso da tecnologia ocorre para adequar o medo do público local de contato físico com estranhos, incluindo os funcionários do cinema. A CJ CGV, maior cadeia de cinema multiplex da Coreia do Sul, transformou um de seus cinemas em um local sem contato físico em abril.

Segundo a Variety, a CGV substituiu a equipe de pessoas por robôs, colocou quiosques automatizados e serviços de aplicativos móveis. Com isso, as pessoas que vão ao cinema não precisam encontrar nenhuma pessoa para reservar, pegar ou escanear os ingressos. As lanchonetes do local foram substituídas por caixas de coletas controladas por LED que entregam os itens comprados por meio de aplicativo.

"Prevê-se que a demanda dos espectadores por serviços não-intactos [serviços no cinema] também cresça como parte do novo normal", disse Oh Dae-sik, chefe da equipe de inovação do CJ CGV. Ele completou: "Vamos monitorar o feedback dos visitantes e operações e considerar a expansão do sistema de cinema sem tato, que deve aumentar o nível de conveniência para nossos clientes, bem como a eficiência da operação do cinema".

No final de abril, a rede de cinemas Lotte Cinema adotou serviços sem contato em 22 de seus 130 cinemas. Os visitantes podem reservar, trocar e pegar os ingressos, além de pedir lanches em quiosques inteligentes através de sistemas de reconhecimento de voz. Para filmes de determinadas faixas etárias é necessário que o cliente digitalize seus documentos de identificação.

De acordo com a Variety, atualmente, as bilheterias do fim de semana estão arrecadando somente 5% do valor ganho no mesmo período no ano passado. Os principais lançamentos de filmes locais e estrangeiros foram adiados e, no momento, os cinemas dependem de filmes e relançamentos menores.