Topo

Mark Ruffalo vive gêmeos em nova minissérie: 'Sempre nos extremos'

Mark Ruffalo como os gêmeos Thomas e Dominick em "I Know This Much is True" - Divulgação
Mark Ruffalo como os gêmeos Thomas e Dominick em 'I Know This Much is True' Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

10/05/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Mark Ruffalo interpreta gêmeos em 'I Know This Much Is True'
  • Minissérie de seis episódios estreia neste domingo na HBO
  • UOL entrevistou Mark Ruffalo e o elenco da produção

Faz oito anos que Mark Ruffalo estreou como Bruce Banner, o tranquilo cientista que se transformava no poderoso (e irracional) Hulk. Até os dois lados do personagem se alinharem, no filme "Vingadores: Ultimato", lançado no ano passado, o ator teve que aprender a conciliá-los durante as filmagens —experiência que o ajudou em seu novo papel: o dos irmãos gêmeos Dominick e Thomas em "I Know This Much Is True", minissérie da HBO que estreia neste domingo.

Eu continuo me encontrando nesses extremos. Talvez seja só sorte, ou talvez eu esteja trabalhando esses opostos que todos temos e os aceitando. O Hulk é a versão em quadrinhos disso, e a jornada de Banner até agora segue em direção à saúde mental. E esta minissérie tem uma versão disso também. Vivemos em uma dualidade constante. É a natureza da vida.

Mas fazer dois personagens diferentes que aparecem em cenas juntos, em um drama familiar, é um desafio um pouco diferente. Para cumpri-lo, Ruffalo, que também é produtor da série, gravou primeiro suas cenas como Dominick. Depois, as filmagens tiveram de ser interrompidas por cerca de seis semanas, para que ele pudesse engordar cerca de 18 quilos e voltar como Thomas.

Mark Ruffalo como Thomas e Dominick em 'I Know This Much is True' - Divulgação - Divulgação
Mark Ruffalo passou por transformação para a série
Imagem: Divulgação

Foi uma experiência intensa até para seus colegas. A atriz Rosie O'Donell, que vive uma assistente social na série, conta que não reconheceu o ator quando voltou às gravações.

Foi milagroso ver como ele conseguiu se transformar fisicamente. Ele parecia uma pessoa completamente diferente. Num dos primeiros dias no set como Thomas, eu passei por ele, não o reconheci e disse: 'Tem um cara estranho no bufê'. As pessoas olharam e disseram: 'É o Mark'. Foi um desafio hercúleo, e ele fez muito bem

A mesma sensação teve Kathryn Hahn, que interpreta Dessa, a mulher de Dominick.

Eu sei que ele estava muito nervoso, mas fiquei impressionada. Até o olhar dele estava diferente, o que foi mais marcante do que a transformação física. Era como se ele tivesse outro ponto de vista.

Tragédia na pandemia?

Rosie O'Donnell e Mark Ruffalo  em 'I Know This Much is True' - Divulgação - Divulgação
Rosie O'Donnell e Mark Ruffalo em 'I Know This Much is True'
Imagem: Divulgação

Baseado no livro de Wally Lamb, "I Know This Much Is True" é uma grande tragédia familiar, que em seis episódios acompanha todo tipo de drama na vida de Dominick e Thomas, que sofre de esquizofrenia.

É uma história pesada, que talvez não seja o que muita gente procura para assistir em meio à pandemia de covid-19. Ruffalo, no entanto, acredita que ela casa bem com o momento atual.

A maioria de nós tem o tempo com a família roubado de uma forma ou de outra, mas uma pandemia tira essas limitações causadas pelos empregos ou pela vida e nos deixa com a realidade da vida familiar. Tem um valor real, mas também é difícil. Não conheço nada mais significativo, conflituoso, desafiador e compensador do que os relacionamentos que tive com a minha família.

Conexão de família

O ator revela que há anos queria adaptar o livro: ele viu sua própria família refletida na história e ainda gostou do tom mais pé no chão dela, bem diferente das produções irônicas e sarcásticas que têm dominado a TV.

Vi na história o reflexo desse mundo 'colarinho azul' em que cresci. Minha família é de imigrantes italianos que começaram um negócio de pinturas de casa, e eu sou da segunda geração aqui. Tem uma dinâmica familiar muito intensa, com uma masculinidade típica que aprendemos enquanto italianos e americanos. E a história explora tudo isso de uma forma muito real.

Homenagem

O diretor Derek Cianfrance e Mark Ruffalo nos bastidores de 'I Know This Much is True' - Divulgação - Divulgação
O diretor Derek Cianfrance e Mark Ruffalo nos bastidores de 'I Know This Much is True'
Imagem: Divulgação

A minissérie se tornou tão pessoal para Mark Ruffalo e para o diretor e roteirista Derek Cianfrance ("Blue Valentine") que conta com uma homenagem especial: ela é dedicada a Scott Ruffalo, irmão de Mark que morreu em 2008, e a Megan, irmã do diretor, que faleceu enquanto ele trabalhava na minissérie.

"Tentamos deixar tudo o mais pessoal possível. Então, fazia sentido dedicá-la a nossos amados irmãos que não estão aqui", diz Cianfrance.

Esperamos que aqueles que perderem entes queridos possam projetar suas próprias homenagens na série.