Topo

Globo de Ouro estabelece novas regras para filmes de língua estrangeira

Estatueta do Globo de Ouro, no anúncio dos indicados - Robyn BECK/AFP
Estatueta do Globo de Ouro, no anúncio dos indicados Imagem: Robyn BECK/AFP

Do UOL, em São Paulo

08/05/2020 14h05Atualizada em 08/05/2020 14h23

A HFPA (Hollywood Foreign Press Association) anunciou hoje alterações temporárias nas regras para o 93º Globo de Ouro devido à pandemia do novo coronavírus. Agora, os filmes da categoria de língua estrangeira poderão ser lançados fora de seu país de origem, com lançamentos em redes de streaming, canais de televisão e canais de assinatura ao invés da estreia nos cinemas. Além de disponibilizar, por link ou em DVD, o filme para o comitê do evento.

No ano passado, os filmes de língua estrangeira que concorriam à premiação precisavam ser lançados em seu país de origem no período de 15 meses — de 1º de outubro a 31 de dezembro do ano seguintes — antes do prêmio. Devido a pandemia do novo coronavírus, a HFPA suspendeu esses critérios para o evento de 2021.

Agora, os lançamentos de filmes de língua estrangeira que desejam concorrer ao prêmio podem ser lançados a partir do dia 15 de março até a data que a HPFA determinar. Essa nova data será definida a partir da reabertura dos cinemas no país de origem do filme. Os filmes também poderão ser lançados em qualquer país, sem ser o de origem, em qualquer formato — como em streamings, canal a cabo com assinatura, transmissão de televisão, entre outros.

As novas regras temporárias exigem que: "os filmes em língua estrangeira que tiveram uma boa exibição teatral planejada para começar em seu país de origem durante o período de 15 de março até uma data a ser determinada pelo HFPA quando os cinemas naquele país geralmente reabrem, em vez disso, pode ser lançado em qualquer país, em qualquer formato (por exemplo, um formato de filme, como nos cinemas ou no pay-per-view ou em um formato de televisão, como serviço de streaming de assinatura, canal a cabo de assinatura, transmissão de televisão etc.) serão elegíveis para os prêmios de cinema em língua estrangeira do Globo de Ouro".

Os filmes também não precisarão ser exibidos para os membros do comitê da HPFA em um teatro ou sala de projeção como feito anteriormente. Nas novas regras, os distribuidores de filmes precisam entrar em contato com a HPFA para marcar uma data de exibição, de acordo com o calendário oficial da HFPA, e fornecer aos membros do comitê um link de exibição ou cópia em DVD do filme para que os membros vejam em casa.

A medida entrou em vigor no dia 15 de março e será finalizado em uma nova data que ainda será determinada pela HPFA.

Tina Fey e Amy Poehler sediarão o 93º Globo de Ouro. A data da cerimônia ainda não foi anunciada.