Topo

Regina Duarte se irrita com vídeo de Maitê Proença na CNN Brasil

Do UOL, em São Paulo

07/05/2020 18h48

A secretária especial da Cultura, Regina Duarte, se irritou com mensagem gravada pela atriz Maitê Proença e divulgada durante entrevista concedida ao canal CNN Brasil. (Assista ao vídeo acima)

"Baixo nível isso! Vão colocar fala dela?", questionou Regina, irritada. "Vocês estão desenterrando esse vídeo para quê? O que vocês ganham com isso?"

No vídeo que desencadeou a fúria de Regina Duarte, Maitê Proença faz críticas a atual gestão da secretaria da Cultura e ao governo Bolsonaro, que, segundo ela, "não fala com a classe".

"A Cultura está perplexa com a falta de informação com o que tem sido feito: o proposto daquilo que foi prometido: o proposto. É inexplicável o silêncio sobre uma política para o setor. Nós estamos sobrevivendo de vaquinhas. Nesse túnel comprido, e sem futuro a vista para arte, que afinal, se faz juntando gente. Mas, afinal, até quando isso vai se sustentar. São muitos poucos os que têm reservas financeiras para milhares [de artistas] que estão à míngua. Enquanto isso, morrem os nossos gigantes: Rubens, Aldir... Nenhuma palavra de nosso presidente, de nossa secretária. Regina, eu apoiei desde o início o seu direito a posição que divergia da maioria. Regina, fala com a gente", diz Maitê no vídeo.

Em seguida, Regina reclamou. "Muito obrigada. Muito obrigada. Foi preciso eu dar um chilique. Me desculpem os telespectadores. Para quê? Quem é você [Daniela Lima]?"

Em março, Regina Duarte enfim disse "sim" a Jair Bolsonaro e aceitou convite para chefiar a secretaria especial de Cultura, pasta subordinada ao Ministério do Turismo. Ontem, ela completou 60 dias à frente da secretaria.

Desde que aceitou o convite, alguns colegas de profissão têm atacado a indicação de Regina, como é o caso do ator José de Abreu, que disse que se ela assumisse o cargo teria que arcar com as consequências.

CNN lamenta episódio

Em nota, o canal de notícias lamentou o episódio e disse que a secretária entendeu que o vídeo de Maitê Proença era antigo.

"A CNN Brasil esclarece que a secretária da Cultura interrompeu a entrevista exclusiva no final da tarde de hoje, no programa CNN 360º. A interrupção ocorreu quando foi exibido um depoimento da atriz Maitê Proença, solicitado pela emissora no início da tarde de hoje, para debater as questões do setor cultural no Brasil. A secretária entendeu que o vídeo de Maitê se tratava de uma gravação antiga e decidiu então encerrar a sua participação. A CNN lamenta o episódio e reafirma o seu compromisso de sempre ouvir todos os lados."

Maitê: "É hora de dar alguma satisfação"

A atriz Maitê Proença explicou hoje, em live no Instagram, que queria apenas pedir a Regina Duarte para que ouça a classe artística.

"É um pedido para que ela converse com a classe dela, é só isso", justificou Maitê, explicando que topou gravar o vídeo a pedido da emissora. "É o que ela devia ter feito. Ela não entrou ontem [no governo], está há dois meses. É hora de ter um plano, de conversar, de falar que está tentando e dar alguma satisfação".

Para Maitê, o presidente não admira a Cultura e fica falando que as artes roubam dinheiro com a Lei Rouanet. Ela ainda lembrou quando defendeu a colega de profissão, em janeiro, na vez em que disse que "seria a melhor escolha para o comando da pasta".

"E achei realmente que, como gosto dela e a defendi, para toda a classe, meti minha mão no fogo [na época]. A ponto das pessoas imaginarem que meu voto tinha ido para o mesmo lugar [para Bolsonaro], mas ainda assim ela não quis ouvir", lamentou Maitê na live, afirmando ainda que Regina não ouviu direito seu recado e presumiu que fosse algo antigo.