Topo

Fox: compositor de 'Simpsons' pagou outros para compor música em seu nome

Os Simpsons - Divulgação
Os Simpsons Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/04/2020 15h45

Um processo do compositor Alf Clausen contra a emissora norte-americana Fox ganhou novos contornos em documentos obtidos hoje pelo The Hollywood Reporter. Enquanto o músico alega que a emissora o demitiu de "Os Simpsons" pela sua idade, a Fox diz que Clausen estava pagando outras pessoas para compor música em seu nome para a série animada.

Clausen, que hoje tem 79 anos, compôs para "Os Simpsons" entre 1990 e 2017, vencendo dois Emmys pelo trabalho. A sua demissão foi um choque para os fãs — mas, de acordo com os documentos do processo, os produtores James L. Brooks e Richard Sakai começaram a notar problemas nas composições do músico um ano antes, em 2016.

Durante a produção do episódio "The Great Phatsby" (28x12), com temática de hip hop, Brooks se viu insatisfeito com o trabalho entregue por Clausen. Foi quando ele ligou para Sakai, questionando "se Alf era a pessoa certa para compor canções de hip hop", devido a sua inexperiência com o gênero.

"Ao levar adiante o questionamento, eu descobri que, nos últimos anos, Clausen estava delegando uma parte do seu trabalho a outros, incluindo o seu filho Scott, sem nos avisar. Para mim, isso era inaceitável", relatou Sakai em depoimento registrado pelos advogados da Fox.

"Eu liguei para [Al] Jean [showrunner de 'Os Simpsons'], e disse o que tinha descoberto, perguntando se ele sabia disso. Ele me comunicou que estava tão surpreso e perturbado com isso quanto eu", comentou.

"Estas primeiras comunicações entre nós levaram a outras reuniões, em que decidimos, após muitas considerações, que a música da nossa série poderia ser melhorada caso substituíssemos Alf", completou Sakai.

A defesa de Clausen não respondeu às alegações. O processo do compositor contra a Fox, iniciado no ano passado, alega discriminação por parte dos ex-empregadores, dizendo que sua demissão foi causada pela idade avançada e por seu estado de saúde (o músico sofre do Mal de Parkinson).