Topo

Sebastião Salgado: Bolsonaro tem responsabilidade por incêndios na Amazônia

Do UOL, em São Paulo

27/04/2020 23h13

O fotojornalista Sebastião Salgado afirmou em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem parte da responsabilidade pelas queimadas recentes na Amazônia e não respeita as comunidades indígenas.

Para ele, que publicou uma carta aberta alertando os três Poderes brasileiros alertando a necessidade do cuidado ao povo indígena e o perigo do coronavírus, uma pressão popular é importante para que as Instituições interfiram principalmente no Norte do país.

"O apelo que estamos fazendo é ao presidente. Ele é uma instituição, foi eleito democraticamente, não é um ditador, então temos uma instituição a qual temos que nos dirigir. No incêndio que houve, provocado por uma solicitação do presidente da República, Bolsonaro tem uma grande responsabilidade no incêndio da Amazônia do ano passado", opinou, mesmo sem entrar em mais detalhes, indicando também que a invasão de garimpeiros vem destruindo a região.

"A pressão internacional foi tal que as instituições brasileiras tiveram que reagir, reagiram e combateram uma parte dos incêndios. Tenho uma esperança que se criar uma cadeia de pressão às instituições brasileiras, solicitando que elas tomem uma providência para evitar esse genocídio, porque as populações indígenas são muito significativas para o Brasil", acrescentou.

O fotojornalista diz acreditar nas Instituições mesmo que, para ele, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e Bolsonaro não respeitam as comunidades indígenas do pais.

"Eu acho que as Instituições brasileiras respeitarão as comunidades indígenas. Não importa se o ministro do Meio Ambiente ambiente não respeita, não importa se o presidente não respeita, mas a Instituição, eu acredito nas Instituições. O exército brasileiro é uma grande instituição nacional, a Funai é uma grande instituição, o Ibama é uma grande instituição", comparou o fotógrafo.