Topo

Atriz de 'Outlander' chorou por 2 horas em preparação para cena de estupro

Sophie Skelton em "Outlander" - Divulgação
Sophie Skelton em 'Outlander' Imagem: Divulgação

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

27/04/2020 04h00

Sophie Skelton tem enfrentado um dos maiores desafios de sua carreira na quinta temporada de "Outlander". No próximo episódio da série, que vai ao ar hoje às 22h na Fox Premium, Brianna Fraser volta a se deparar com um trauma que influencia seu comportamento desde a temporada passada.

Atenção: a partir daqui, o texto contém spoilers da quarta e parte da quinta temporada de 'Outlander'. Não prossiga com a leitura se não quiser saber o que acontece.

A filha de Claire (Catriona Balfe) e Jamie (Sam Heughan) foi estuprada por Bonnet (Ed Speleers) e ainda está com as feridas abertas.

"Ela pode estar muito tranquila e, de repente, fica muito agitada naquelas cenas em que ela tem certos gatilhos sobre o estupro", comenta a atriz britânica de 26 anos em entrevista ao UOL. Em sua preparação para o que viria a acontecer com sua Brianna, Sophie Skelton buscou estudar inclusive as reações físicas das mulheres ao lidar com um trauma que deixa tantas marcas.

Felizmente, hoje temos o YouTube e muito material na ponta dos dedos. Assisti a muitas entrevistas de mulheres que foram vítimas de abusos e observava cada reação delas. Desde se sentiam raiva, se choravam, se estavam se sacudindo na cadeira... Os pequenos sinais. Cada pessoa reage de uma forma, mas eu queria ter o máximo possível de detalhes para transmitir verdade na minha interpretação

Leituras e choro compulsivo

O processo de construção da nova fase de Brianna em "Outlander" foi além. Apesar de ter optado por não conversar pessoalmente com as vítimas, para não despertar ainda mais lembranças ruins nelas, a atriz leu dezenas de relatos de vítimas de estupro e estudos sobre trauma. Ela recorda um dos textos em detalhes.

Me lembro de um relato em particular que realmente me impressionou. Lembro que, depois que eu li aquilo, cheguei em meu apartamento em Glasgow, me sentei no chão e chorei muito, por umas duas horas. O que aquela garota estava dizendo me tocou com muita força

No próximo episódio, o décimo da quinta temporada, Brianna revê Bonnet dois anos depois do crime. "Ela perde o controle novamente, seu corpo todo treme. É como se ela voltasse no tempo e se encontrasse na mesma posição em que estava naquele dia em que foi estuprada", comenta a atriz.

Viagem no tempo

Para quem já está familiarizado com a série, sabe que assim como sua mãe, Claire, Brianna tem o poder de voltar no tempo. E foi o que ela fez para poder conhecer seu pai, Jamie, e tentar salvar seu relacionamento abalado com Roger (Richard Ranking), já que há a dúvida se o filho que ela gerou foi fruto da violência que sofreu ou do casamento.

Deixando os Estados Unidos da década de 1960 à Carolina do Norte do século 18, bem em meio à Revolução Americana, a lição que fica é a da possibilidade de adaptação e da luta pela união da família em primeiro lugar.

A mensagem da temporada é de que nunca podemos subestimar a importância da família. É difícil para a Brianna priorizar quem ela deve proteger, já que é um momento tão perigoso da Revolução Americana e ela zela pelo filho, tentando o levar de volta para o futuro. Mas isso também significaria que ela teria que deixar sua família para trás e nunca mais vê-los. Então, além dos laços familiares, ela mostra muito esse lado da força

Onde assistir a 'Outlander'

Com 12 episódios, a quinta temporada já se encaminha para o fim e o último episódio vai ao ar no Brasil em 11 de maio —como parte do Fox Premium, as cinco temporadas estão disponíveis no UOL Play. A sexta temporada de "Outlander" já está confirmada, mas ainda sem data de estreia oficial.

As três primeiras temporadas da série criada por Ronald D. Moore também estão disponíveis na Netflix.