Topo

Jeff Goldblum é acusado de islamofobia por comentário no Rupaul's Drag Race

Jeff Goldblum perguntou a uma participante se o islã não é contra mulheres e LGBTs - REUTERS/Mario Anzuoni
Jeff Goldblum perguntou a uma participante se o islã não é contra mulheres e LGBTs Imagem: REUTERS/Mario Anzuoni

Do UOL, em São Paulo

25/04/2020 00h04

Na edição de hoje, o programa RuPaul's Drag Race recebeu os jurados convidados Jeff Goldblum (de "Jurassic Park") e Rachel Bloom (de "Crazy ex-Girlfriend"). Ao avaliar o lip sync de uma participante, Jeff Goldblum fez um comentário considerado islamofóbico por alguns dos espectadores.

O tema das apresentações era patriotismo, e a drag Jackie Cox decidiu fazer sua apresentação vestindo um hijab em homenagem aos muçulmanos nos Estados Unidos.

Jeff Goldblum, então, perguntou se ela é religiosa. Ela respondeu que não: "Para ser sincera, essa roupa realmente representa a importância da visibilidade que pessoas de minorias religiosas precisam ter neste país."

O ator, então, questiona: "Tem algo nessa religião que é anti-homossexualidade? E anti-mulheres? Isso complica a questão? Só estou levantando a questão e pensando em voz alta, e talvez esteja sendo burro."

RuPaul completa: "O drag sempre balançou as estruturas, digamos assim. Tem tantas camadas diferentes nesta apresentação. Se é para ser feita, este é o local para fazê-la."

"É uma questão complexa", responde Cox. "Eu tenho meus receitos sobre a forma como pessoas LGBT são tratadas no Oriente Médio. Ao mesmo tempo, sou uma delas. O que é importante para mim é que, se você é diferente, você deve viver essa verdade."

A participante completa: "Quando barraram imigrantes muçulmanos, isso destruiu muito da minha fé neste país. E machucou muito a minha família. E isso é tão errado para mim. Eu precisava mostrar aos Estados Unidos que você pode ser LGBT e ser do Oriente Médio e vai ter coisas complicadas nesse meio, e tudo bem. Mas eu estou aqui, e eu mereço estar nos Estados Unidos tanto quanto qualquer outra pessoa."