Topo

Ídolo infantil, Luccas Neto se inspira em Walt Disney e quer estar na TV

Luccas Neto - Guto Costa
Luccas Neto Imagem: Guto Costa

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

23/04/2020 12h35

Você pode até não saber quem é, mas seu filho com certeza conhece Luccas Neto. Fenômeno na internet, o jovem de 28 anos acumula 30 milhões de inscritos em seu canal de YouTube, 8 bilhões de visualizações em mais de 700 vídeos publicados nos últimos dois anos e se tornou um dos principais nomes do entretenimento voltado para crianças no Brasil.

Irmão de outro gigante, Felipe Neto, Luccas começou a explorar a internet sem grandes pretensões lá em 2014, mas hoje sua empresa se expandiu para além do online e aparece em livros, brinquedos licenciados e turnês ao redor do Brasil. "Temos uma ótima relação e conversamos bastante sobre os projetos, mas temos objetivos distintos", explica Luccas, em papo com o UOL.

Em uma época onde os pequenos já nascem conectados e passam o dia vidrados nos celulares e tablets, o conteúdo infantil no YouTube encontrou seu espaço para crescer. Se até hoje as pessoas reclamam do fim da "TV Globinho", opção para crianças na internet não faltam.

Só para se ter uma ideia, o fenômeno "Baby Shark", música infantil da produtora Pinkfong, acumula mais de 5 bilhões de visualizações e chegou a estar entre as 35 canções de maior sucesso nos charts dos Estados Unidos, em janeiro do ano passado.

No Brasil, Luccas Neto virou um ídolo para os pequenos. Seu impacto vai além do trabalho: ele se tornou uma marca. Se nos anos 1980 e 1990, as crianças idolatravam Xuxa, Angélica e Eliana, que tinham bonecas e outros produtos carregando seus nomes, hoje cabe a Luccas o papel de "influencer" para as crianças.

Seus livros já venderam mais de 2 milhões de exemplares e se tornaram os mais vendidos da história da Bienal do Rio, em 2019. Seu boneco também recebeu diversos prêmios no ano passado. E o plano agora é o investimento no cinema e a expansão internacional.

"Para o segundo semestre, temos previsto o lançamento de um longa-metragem para o cinema. Sinto muita falta de produção audiovisual brasileira para crianças", explica Luccas, que tem um estúdio de produção com 1000m² no Rio para otimizar o trabalho. Ele também pretende, ainda em 2020, lançar novos jogos para celular, além de um canal voltado ao público adolescente.

Trabalho sério

"Quando eu comecei na internet, não tinha um planejamento. Era apenas entretenimento, sem foco. Quando me dei conta da enorme influência, empatia e amor do público infantil, parei e pensei: vou ter que mudar tudo", explica Luccas. Sua mãe foi diretora de uma creche no Méier, zona norte do Rio, por 35 anos, e o contato direto com alguém que lidava com crianças o inspirou.

Para fazer um trabalho responsável e bem feito para as crianças, o entretenimento precisa caminhar junto com a educação, com mensagens positivas, ensinamentos, responsabilidade e sonho.

Luccas é quem desenvolve os roteiros de sua série "Os Aventureiros" e garante que todos passam pela aprovação e curadoria de pedagogos e educadores.

LUC1 - Guto Costa - Guto Costa
Imagem: Guto Costa

Mas seu primeiro trabalho foi bem distante da carreira que seguiu: era vendedor em uma loja de calçados no shopping. Com pouco mais de 18 anos, se tornou gerente e percebeu como dava conta de grandes responsabilidades. Hoje, Luccas constrói seu império inspirado por ninguém menos do que Walt Disney. "Sempre fui um apaixonado pelo mundo encantado da Disney, desde pequeno. Estudo bastante sobre o Walt e seu legado", conta.

Impacto da pandemia

O que começou somente com um canal no YouTube se tornou uma empresa que hoje emprega 60 pessoas e gera centenas de empregos indiretos. Luccas afirma trabalhar de 13 a 14 horas por dia para sempre abastecer seus canais com conteúdo.

Mas por causa da pandemia e para evitar o avanço do coronavírus, o ritmo de trabalho precisou ser readequado. "Trabalhamos com uma frente grande de vídeos, então conseguimos entrar na quarentena e manter conteúdos novos no canal. Tudo que criamos é 100% autoral. Produzimos seis horas de conteúdo inédito por dia."

Para não perder a oportunidade de estar mais próximos dos fãs, Luccas também já tem uma live planejada especialmente para as crianças. Marcada para o dia 1 de maio, às 18h, os pequenos vão poder curtir brincadeiras, desafios, entrevistas com personagens, além do lançamento de novas músicas e trailers de filmes futuros, tudo em seu canal oficial no YouTube.

Alguns shows que seriam realizados em março e abril também precisaram ser reagendados, assim como o lançamento de novos produtos, como o aplicativo em desenvolvimento, ainda sem previsão de data. "No momento, o mais importante é preservar a saúde de todos", explica Luccas.

Contato com os fãs

Luccas se alegra com o carinho que recebe dos fãs mirins. Antes da pandemia, eram realizados quatro shows por fim de semana e ao final de cada um, ele conversava e tirava fotos com os pequenos por cerca de três horas, gratuitamente. "Minha maior alegria é saber que conquistei o apoio e a confiança de mães e pais que deram uma oportunidade para conhecer o que faço atualmente. O entretenimento e a cultura têm o poder real de transformar e ampliar horizontes", comemora.

As famílias conhecem o nosso trabalho e sabem como prezamos o respeito, os sonhos e o amor em nossas histórias. As crianças se identificam muito com os personagens, isso me deixa muito feliz, percebo que estou no caminho certo.

Mesmo diante de tamanho sucesso e impacto, ele ainda vê seu caminho ainda sendo trilhado. "Acredito que muitos ainda não conhecem o trabalho que faço. Recebo críticas, procuro filtrar tudo o que posso melhorar e aprendo muito", conta.

Para o futuro, guarda dois sonhos. "A TV aberta ainda tem muito espaço para a grade infantil e acho que precisa ter. Espero ter oportunidade de levar o nosso conteúdo infantil para a televisão também", diz. "E na vida pessoal, o meu maior sonho é ser pai. Esta é a minha maior ambição no momento", revela.

LUC2 - Guto Costa - Guto Costa
Imagem: Guto Costa