Topo

MC Livinho, o funkeiro que ouve o funk raiz de James Brown e Stevie Wonder

MC Livinho - Divulgação/Arte UOL
MC Livinho Imagem: Divulgação/Arte UOL

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 04h00

Quem vê Livinho em shows e videoclipes, mandando rimas secas influenciadas pelo trap, não imagina que seu gosto musical é muito mais elástico do que suporia a filosofia funkeira. O MC paulista —e jogador de futebol nas horas vagas— ama funk, e estamos falando aqui do gênero americano, o funk de raiz, popularizado por James Brown nos anos 1960 e perpetuado por tantos pupilos na década seguinte.

Convidado da série do UOL "Playlist da Semana", ele montou uma lista repleta de clássicos da black music, com direito a Stevie Wonder ("Isn't She Lovely"), Bill Whiters ("Lovely Day") e Bobby Womack ("If You Think You're Lonely Now"), que dividem espaço com nomes talentosos da nova geração, como Ray J ("One Wish), Ruben Studdard ("Sorry 2004") e o americano Mario ("Let me Love You").

Mas que Mario? "Curto demais as produções dele", diz Livinho, que até acompanha as novidades, mas acaba sempre caindo em clássicos. O gosto vem da infância e adolescência, de quando começou a se interessar por música e a receber indicações de pessoas mais velhas. Stevie Wonder, por exemplo, sempre foi referência.

"Ele é um exemplo para mim em tudo. Na musicalidade, na composição, na produção e também como ser humano. É um monstro", exulta o funkeiro, que diz se espelhar no romantismo e de várias outras maneiras em lendas como Ray Charles, Bobby Womack e Bill Whiters, que morreu no fim de março. "Esse é gênio."