Topo

Covid-19 vira nome de bandas de metal; brasileira usa até sample de Chaves

Capa de EP da Covid-19 brasileira - Divulgação
Capa de EP da Covid-19 brasileira Imagem: Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

15/04/2020 09h46

Não foram só os bebês Covid e Corona que ganharam o mundo nesta quarentena. Há também bandas de heavy metal surgindo e, provando que o estilo não liga muito para o bom senso, se batizando com o nome da doença causada pelo coronavírus, Covid-19. Há até uma brasileira, que usa samples de Chaves em uma das faixas.

O site The Metal Archives é uma fonte de dados do gênero e tem em sua "enciclopédia" centenas de milhares de nomes de bandas, álbuns, integrantes e etc. Entre os grupos, já há dois Covid-19: o brasileiro e uma banda russa.

Érdos - Reprodução/The Metal Archives - Reprodução/The Metal Archives
Érdos, o faz-tudo da Covid-19
Imagem: Reprodução/The Metal Archives

A brasileira é um projeto de uma só pessoa - que toca todos os instrumentos e canta. Érdos, ou Eduardo Sodré, de Recife, é o responsável pelo EP "When the Traditional Margarine Commercial Family Dies" (em português, quando a tradicional família do comercial de margarina morre).

São cinco músicas, algumas em inglês e outras em português, focadas no death metal e no goregrind - alguns dos estilos mais agressivos na sonoridade e na temática das letras. Além da faixa-título, há músicas como "The Chaos Begins", em que Érdos canta: "Não vamos ter por quem rezar / se deus existir, com corona está".

Vale ainda destacar "Keep Out", com sampler de "Chaves", em que se houve seu Madruga dizendo "Vai para casa!" e Chiquinha chorando. Ouça:

A banda russa também não é exatamente uma banda. É formada por uma só pessoa: Alex Ezeptrone já tem em seu currículo no Metal Archives três lançamentos, sendo dois EPs e um álbum. Isso é que é aproveitar a quarentena.

O estilo desta Covid-19 russa é um misto de death e doom metal. O primeiro EP foi lançado em março, com faixas como "Coronavirus", "Pandemia" e "Blood China". O álbum "Death World" foi disponibilizado ontem e está mais internacional, com composições com "Death in USA" e "Italy in the Mist". A arte da capa deixou um pouco a desejar...