Topo

Festival de Cannes não será realizado em data prevista, diz organização

Elenco do filme "Parasita", de Bong Joon Ho, no tapete vermelho do Festival de Cannes - Getty Images
Elenco do filme 'Parasita', de Bong Joon Ho, no tapete vermelho do Festival de Cannes Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 14h21Atualizada em 14/04/2020 16h22

A organização do Festival de Cinema de Cannes anunciou, hoje, que o evento não será realizado na data prevista, entre o fim de junho e início de julho. O anúncio foi feito um dia depois de o presidente da França, Emmanuel Macron, prolongar a quarentena no país, onde a organização de grandes eventos está proibida até meados de julho por conta do coronavírus.

"É claramente difícil supor que o Festival de Cannes possa ser realizado este ano em seu formato original", diz a nota divulgada pelos organizadores.

"No entanto, desde ontem à noite, iniciamos muitas discussões com profissionais, na França e no exterior. Eles concordam que o Festival de Cannes, um pilar essencial para a indústria cinematográfica, deve explorar todas as contingências que permitam apoiar o ano do cinema, tornando real o Cannes 2020, de uma maneira ou de outra", acrescenta o comunicado.

Inicialmente, a organização se manteve confiante de que o Festival seria realizado nas datas originais, entre 12 e 23 de maio. Porém, em março, o Cannes 2020 passou para o final de junho. Agora, até esse prazo é questionado:

"Após o comunicado do presidente francês... reconhecemos que o adiamento do 73º Festival Internacional de Cinema de Cannes, inicialmente cogitado entre o final de junho e o início de julho, não é mais uma opção", disseram os organizadores em um comunicado.

*Com informações da Reuters