Topo

Famosos homenageiam Moraes Moreira: 'Herança gigante de arte'

Do UOL, em São Paulo

13/04/2020 12h16

A morte do músico Moraes Moreira, famoso como integrante dos Novos Baianos e por vários hits solo de Carnaval, levou vários famosos a postarem tributos a ele nas redes sociais. Trechos de canções e cordéis do baiano e comentários sobre sua importância para a música brasileira não faltaram.

Gilberto Gil lembrou o amigo em forma de poesia:

O cantor Bell Marques lembrou que Moraes foi a sua inspiração no início da carreira.


"Moraes querido amigo, tudo na vida passa, mas nem tudo se esquece. Todas as vezes eu eu subir em um palco e fechar os olhos, vou lhe encontrar nas minhas canções. Você foi a minha inspiração, queria cantar como você, lhe imitando eu comecei a minha história. Hoje, numa segunda-feira chuvosa, recebo essa triste notícia que você nos deixou. Sinto muito por todos nós, você foi a inspiração para uma geração de grandes artistas"

Durval Lélys relembra encontros com Moraes Moreira: "Nos ensinava coisas maravilhosas".

Alceu Valença disse estar muito triste com a partida de Moraes.

"Ele foi e sempre será um dos maiores artistas da nossa geração. Saudade de nossos papos nas saudosas noitadas do Baixo Leblon. Saudade do dia em que lhe concedi o título de Bicho Maluco Beleza em um inesquecível carnaval em Olinda.

Consigo voltar no tempo e vê-lo cantando: -Tem gente / tem gente que pensa / que eu sou o Alceu Valença / Também já me aconteceu: pensarem que Alceu era eu...

Abraço forte meu irmão. Você continuará através de suas músicas a comover e alegrar os corações e mentes de nossa gente.

Viva Moraes Moreira!!!!"

Ex-candidato à presidência, Fernando Haddad confessou que estava ouvindo o disco "Acabou Chorare" (1972), clássico dos Novos Baianos, na tarde de ontem. Seu concorrente na corrida presidencial em 2018, Ciro Gomes também lamentou a morte.

O escritor Walcyr Carrasco também lamentou a perda e afirmou que Moreira deixa "uma herança gigante de arte para a história".

O Twitter oficial do Flamengo, time carioca do qual Moreira era torcedor confesso, não deixou de homenagear o músico, postando uma foto dele vestindo a camisa do clube. O Bahia também postou:

Daniela Mercury se disse devastada em perder o amigo, e acrescentou que o axé está de luto:

Confira outras homenagens:

a dor não tem lugar permanente no coração de ninguém. ??

Uma publicação compartilhada por Alice Wegmann (@alice.weg) em

Que perda. Não tenho palavras. Descanse em paz Moraes.

Uma publicação compartilhada por Rodrigo Lombardi (@rodrigolombardi) em

O céu vai ter trio elétrico ... pq a vida não parou pra ele. Bjs Moraes Moreira

Uma publicação compartilhada por Xuxa Meneghel (@xuxamenegheloficial) em

O cantor e compositor Armandinho Macêdo também lamentou a morte do amigo, e também "irmão", e se despediu homenageando-o com uma música.

"Acabo de perder o meu amigo, o meu irmão, a pessoa que foi, para mim, uma retomada na minha vida, com ele, a partir de 1974. E essa perda, agora, foi um baque. E eu acordei dizendo 'sonhei com Moraes'. E, com certeza, acho que foi uma visita dele nesse sonho. Ele me ligou na última sexta-feira e conversamos por mais de uma hora. Então, esse amigo, esse irmão, estava se despedindo de mim", disse Armandinho Macêdo. "Meu amigo, vá com Deus. Meu irmão, Moraes Moreira, no coração. Agora na saudade", completou.