Topo

Morre Bill Rieflin, baterista do King Crimson e do R.E.M., aos 59 anos

24.08.2008 - O baterista Bill Rieflin se apresenta com o R.E.M. em Manchester (Reino Unido) - Shirlaine Forrest/WireImage
24.08.2008 - O baterista Bill Rieflin se apresenta com o R.E.M. em Manchester (Reino Unido) Imagem: Shirlaine Forrest/WireImage

Do UOL, em São Paulo

25/03/2020 08h45

Resumo da notícia

  • O baterista Bill Rieflin morreu ontem aos 59 anos
  • Músico ficou conhecido com bandas de rock industrial nos anos 1990, como o Ministry
  • Entre 2003 e 2011, foi o baterista do R.E.M.
  • Já nos últimos anos da carreira, tocou com o King Crimson
  • 'Um artista maravilhoso e um ser humano incrível', disse Twitter do Ministry

O baterista Bill Rieflin, conhecido por tocar em bandas como Ministry, Nine Inch Nails, R.E.M. e King Crimson, morreu ontem aos 59 anos. A informação foi divulgada pelo líder do Crimson, Roberto Fripp, nas redes sociais, e confirmada pela Rolling Stone. A causa da morte não foi divulgada.

"Boa viagem, irmão Bill! Minha vida foi imensuravelmente mais rica por ter conhecido você", declarou Fripp no Facebook. Enquanto isso, o Twitter do Ministry definiu Rieflin como "um artista maravilhoso e um ser humano incrível".

O baterista ganhou notoriedade por seu trabalho em bandas de rock industrial nos anos 1990, especialmente o Ministry — embora também tenha colaborado com formações como Revolting Cocks, Pigface, KMFDM e Swans.

A parceria com o R.E.M. de Michael Stipe veio nos anos 2000. A banda, que estava sem baterista desde a saída de Bill Berry em 1997, o contratou para turnê em 2003 — mais tarde, ele contribuiria com as gravações de estúdio do grupo até o seu fim, em 2011.

Em 2013, Rieflin se juntou ao King Crimson, com quem tocou até o hiato da banda em 2019. Durante a carreira, o músico também fez contribuições pontuais com Nine Inch Nails, Peter Murphy, Chris Cornell e muitos outros.