Topo

TWD: Produtor conta como foi recriar cena icônica para saída de Michonne

Danai Gurira como Michonne na décima temporada de "The Walking Dead" - Divulgação
Danai Gurira como Michonne na décima temporada de "The Walking Dead" Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 04h00

ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers da décima temporada de "The Walking Dead". Não leia se não quiser saber o que acontece.

A despedida de Michonne (e da atriz Danai Gurira) em "The Walking Dead", exibida ontem, fez uma verdadeira homenagem à trajetória da personagem. O episódio "What We Become" não só trouxe de volta figuras importantes, como Rick, como ainda recriou uma das cenas mais icônicas de Michonne: sua primeira aparição, na segunda temporada.

A personagem entrou para a série no momento em que usava sua katana para resgatar Andrea, então prestes a ser mordida por um zumbi. Encapuzada, Michonne levava atrás de si dois zumbis acorrentados —uma companhia que ela retomou no seu último episódio, que recriou o momento para explorar o que teria acontecido caso ela não tivesse parado para ajudar Andrea.

"Foi uma oportunidade realmente única de recriar esse momento icônico", diz ao UOL Greg Nicotero, produtor executivo e grande responsável pelo design dos zumbis da série. "Foi muito divertido. E para muitos de nós que já estavam aqui na segunda temporada, foi um flashback estranho, porque olhamos as gravações e recriamos os dois zumbis".

Nicotero se recorda bem do trabalho que deu para gravar a cena original. "Eu estava muito animado para aquela sequência porque eu amei o conceito de ela ter zumbis como bichos de estimação. O fato de ela ter cortado os braços deles para que eles não a agarrassem, cortado as mandíbulas para que eles não a mordessem, e retirado todos os dentes deles foi muito desafiador para nós, porque tivemos que criar uma prótese que simulasse a falta de mandíbula e usar efeitos especiais para apagar os braços".

As últimas cenas da personagem também fizeram referência a esse momento. Michonne apareceu cortando braços e mandíbulas de dois zumbis e os levando atrás de si presos por cordas —isso até matá-los para ajudar dois desconhecidos.

Fogos de artifício

Greg Nicotero contou ainda que, em seu último dia de gravações, Danai Gurira foi homenageada com fogos de artifício —uma ideia dele e de Norman Reedus, o Daryl.

"Estávamos filmando a primeira cena da temporada em uma praia, e Norman e eu tivemos a ideia de fazer algo diferente. Resolvemos pedir para os técnicos de efeitos especiais soltarem fogos de artifício sobre o estúdio. Então quando Danai saiu depois de gravar pela última vez, tivemos um grande show de fogos de artifício como presente de despedida".

Para Nicotero, que trabalhou ao lado de Danai desde que ela foi contratada para "The Walking Dead", a despedida foi agridoce. "Ela tem uma presença forte, e incorporava tantas coisas boas da série que foi triste vê-la partir; mas eu sei que ela está indo para fazer sua própria série, o que será ótimo para ela".

Danai, agora, está trabalhando na adaptação para a TV de "Americanah", livro de Chimamanda Ngozi Adichie que conta a história de dois jovens imigrantes nigerianos nos Estados Unidos. Ela será a showrunner da série, que será estrelada por Lupita Nyong'o.