Topo

Clássicos são projetados em prédios da Itália para povo em quarentena

Musical antigo é exibido em parede de edifício na Itália, e casal dança em apartamento - Reprodução/Instagram
Musical antigo é exibido em parede de edifício na Itália, e casal dança em apartamento Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 12h12

Resumo da notícia

  • Iniciativa na Itália promove projeções de cenas de filmes clássicos nas paredes dos prédios
  • Objetivo é ajudar o povo em quarentena a 'dormir com o coração mais leve'
  • Projeto pode se expandir internacionalmente e chegar ao Brasil, diz organização
  • Filmes como 'O Grande Ditador' e 'Sociedade dos Poetas Mortos' já foram projetados

Uma iniciativa na Itália está projetando trechos de filmes clássicos nas paredes de prédios de todo o país para tentar entreter o povo que segue em quarentena por causa da pandemia do coronavírus. O projeto foi iniciado pela organização Alice nella Città.

Na primeira semana, foram projetadas cenas de títulos como "O Grande Ditador" (de Charlie Chaplin), "Sociedade dos Poetas Mortos" (com Robin Williams), "A Doce Vida" (de Federico Fellini) e "Billy Elliott", entre outros. A informação é do Deadline.

Celebridades como Penélope Cruz notaram o projeto através da internet, e expressaram o seu apoio. "Mandando muito amor", escreveu a atriz espanhola.

Fabia Bettini e Gianluca Giannelli, diretores da Alice nella Città, começaram a projetar algumas cenas de suas casas em Roma, e convidaram outras pessoas que tenham projetores em casa a seguirem seu exemplo. "Sessões" já foram feitas em Pisa, Turim e Palermo, segundo a organização.

As projeções começam sempre às 22h do horário local, com o propósito de "ajudar as pessoas a dormirem com um coração mais leve depois destes dias cansativos". As pessoas que aderiram à iniciativa também aceitam pedidos de filmes para projetar.

O plano agora é expandir o projeto internacionalmente. Segundo os organizadores, sessões estão planejadas nas Filipinas, no Vietnã e até no Brasil.