Topo

Michonne dá adeus a Walking Dead; saiba como foi a despedida

Danai Gurira como Michonne na décima temporada de "The Walking Dead" - Divulgação
Danai Gurira como Michonne na décima temporada de "The Walking Dead" Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

22/03/2020 23h07

Michonne deixou de vez "The Walking Dead". Após oito anos, a personagem e sua intérprete, Danai Gurira, despediram-se a série no episódio de número 13 da décima temporada, "What We Become", exibido hoje pela Fox.

Quer saber como foi o adeus de Michonne? Então vem com a gente.

Mas se você não quiser ter nenhum spoiler, pare por aqui e volte depois.

Michonne resolveu deixar tudo para trás para ir atrás de Rick (Andrew Lincoln), após notar indícios de que ele poderia estar vivo. O personagem, vale lembrar, deixou a série na nona temporada, após ser resgatado por Jadis (Pollyana McIntosh) gravemente ferido e levado em um helicóptero rumo a um destino desconhecido. Ele retornará em uma trilogia de filmes que, pelo visto, reservarão um espaço para Michonne, algo que já se especulava após uma declaração do produtor Scott M. Gimple.

Na ilha para onde Virgil (Kevin Carroll) a levou, Michonne encontrou as botas de Rick e as reconheceu. Depois de ser (literalmente) colocado contra a parede, Virgil a levou a um barco que havia desembarcado na ilha durante uma tempestade. Lá, Michonne encontrou um celular com um desenho dela e Judith na tela, com a palavra "Rick" no canto superior direito.

Abalada com a descoberta, Michonne decidiu embarcar em uma jornada para encontrar Rick. Por meio de um rádio, ela conseguiu conversar com Judith (Cailey Fleming) e RJ, e foi a filha quem a convenceu a ir atrás do xerife. "Se você acha que ele está vivo, você tem de ir procurá-lo. Você tem que. E se ele precisar de você?", disse a menina, que momentos antes havia dito para a mãe que a situação com os Sussurradores, os grandes vilões da temporada, já estava resolvida.

Emocionada, Michonne respondeu:

Está bem garota, eu vou tentar. Vou para o norte. Eu amo muito você e o seu irmão

De volta ao início

Michonne e sua katana apareceram pela última vez em uma sequência que evocou diretamente a primeira aparição da personagem, na segunda temporada. Assim como no momento em que salvou Andrea (Laurie Holden), Michonne surgiu levando dois zumbis presos em cordas (e sem braços) atrás de si. Ela encontrou um homem e uma mulher que lhe pediram ajuda, dizendo que seriam deixados para trás.

Os dois apontaram então para um grande grupo, que se movia em formação, como um exército. Michonne se lembrou de Rick e Carl (Chandler Riggs), que a ajudaram quando ela precisou, e resolveu matar seus dois zumbis e seguir com os desconhecidos.

O retorno dos que já foram

Fizeram parte da despedida de Michonne vários outros grandes personagens de 'The Walking Dead'. Andrea apareceu logo no início, na cena de abertura, que imaginava uma versão alternativa da história em que Michonne não salvou a amiga. Isso, no fim, era parte de um delírio da personagem, sob efeito de um chá alucinógeno dado por Virgil.

Nas alucinações, Michonne não só deixava de socorrer Andrea como ainda era ignorada na estrada por Daryl (Norman Reedus) e acabava resgatada por Negan (Jeffrey Dean Morgan), tornando-se sua segunda em comando. Ela matava Glenn (Steven Yeun) na invasão dos sobreviventes ao QG dos Salvadores e ainda tomava o lugar do vilão na hora de brandir Lucille após o "uni-duni-tê" sinistro promovido por ele no final da sexta temporada, enquanto Rick e companhia estavam enfileirados.

Em seguida, Michonne era atingida com uma flecha atirada por Daryl e, já no chão, era baleada por Rick.

E Virgil?

No fim das contas, na ilha não havia nenhuma arma que poderia ser útil na luta contra os Sussurradores. Virgil levou Michonne para lá para que ela o ajudasse a matar sua mulher e seus filhos, que haviam se tornado zumbis. Após uma sequência de eventos que incluiu Michonne sendo posta em cativeiro por Virgil e a revelação de que ele havia prendido também antigos colegas de trabalho, a guerreira foi embora de navio com os outros ocupantes da ilha e ele escolheu ficar lá, para poder levar flores à sua falecida mulher todos os dias.

"The Walking Dead" vai ao ar aos domingos, às 22h, na Fox.