Topo

Trump está colocando descendentes de asiáticos em perigo, diz Spike Lee

Trump está colocando descendentes de asiáticos em perigo, diz Spike Lee sobre coronavírus - Getty Images
Trump está colocando descendentes de asiáticos em perigo, diz Spike Lee sobre coronavírus Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/03/2020 18h36

Em entrevista à "Variety", Spike Lee, presidente do júri do Festival de Cannes, disse apoiar 100% a decisão de adiamento do evento. Na conversa, o diretor ainda reprovou o tratamento que o presidente Donald Trump tem dado ao coronavírus em relação aos chineses.

"Eu queria que Trump parasse de dizer 'o vírus chinês'. O presidente dos Estados Unidos precisa parar de chamar o vírus de 'vírus chinês'. Ele está colocando os descendentes de asiáticos desse país em perigo. Será que não tem ninguém perto dele para dizer que ele não pode mais falar isso? Isso não ajuda nem um pouco", disse Spike.

Ainda sobre o coronavírus, o diretor de "Infiltrado na Klan" ressaltou as dificuldades vividas pelos trabalhadores: "Pessoas estão sendo dispensadas. Pessoas estão sendo demitidas. Pessoas não sabem de onde vai vir o dinheiro para pagar a próxima conta, como vão ver seus filhos. Quando as escolas fecharem, quem vai cuidar dos filhos deles? Isso é uma merda, uma loucura."

Em relação ao adiamento de grandes eventos, Spike declarou apoio e pediu para que a população reze pela melhora das condições no mundo: "As coisas que nós amamos têm de ficar em segundo plano: filmes, TV, esportes, a NBA é um esporte mundial, o beisebol. Tantas coisas têm sido adiadas e eu concordo com essa decisão".

"Não vamos esquecer que esse é o maior festival de cinema do mundo e eu serei o primeiro presidente negro do júri. Então veja, eu não posso fingir que sei o que vai acontecer amanhã. Todos têm de ajoelhar e rezar para que a gente saia dessa, que achemos uma vacina, que nos rearranjemos fisicamente, emocionalmente e financeiramente ao redor do mundo. Isso não é piada. Não é coisa de filme. As pessoas estão morrendo."

Coronavírus liga alerta pelo mundo